EM PIRACICABA (SP) 06 DE JUNHO DE 2023

Primeira mulher presidente da OAB Piracicaba recebe moção de aplausos

Fernanda Dal Picolo foi homenageada pela Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (5), em cerimônia realizada no Plenário




Toque na imagem para aumentar

Moção 76/23 destaca a trajetória da advogada Fernanda Dal Picolo, primeira mulher eleita para a presidência da OAB Piracicaba

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A primeira mulher eleita para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 8ª Subseção Piracicaba, Fernanda Dal Picolo, foi homenageada pela Câmara Municipal de Piracicaba com uma moção de aplausos. A cerimônia aconteceu durante o Primeiro Expediente da 33ª Reunião Ordinária de 2023, na noite desta segunda-feira (5), no plenário "Francisco Antônio Coelho". 

Proposta pelo vereador Paulo Nardino (PSDB), a moção 76/23 destaca em seu texto a trajetória da advogada, que assumiu a presidência da OAB Piracicaba no início do ano passado.

Além de atuar nas áreas previdenciária e trabalhista, Fernanda Dal Picolo também assumiu diversos cargos e teve participações em várias comissões da OAB ao longo dos últimos anos. Foi membro da Comissão de Direito e Prerrogativas, membro da Comissão da Mulher Advogada, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, membro e, posteriormente, presidente da Comissão de Direito do Trabalho. De 2019 a 2021, tornou-se vice-presidente da OAB Piracicaba.

"O que a senhora tem alcançado não poderia deixar de ser registrado por essa Casa, um registro da história da OAB Piracicaba e da OAB como um todo, que é uma instituição de tantas lutas, tantas democracias e tantas batalhas e que, agora, vence mais uma ao colocar a primeira mulher na presidência deste tão importante órgão de classe. Esta homenagem é para marcar essa data e abrir portas para outras pessoas, para que outros tabus sejam quebrados", destacou Paulo Nardino após entregar o quadro alusivo à homenagem. 

A homenageada agradeceu a honraria recebida e, na sequência, disse: "não poderia deixar de dizer convivo com mulheres que inspiram, mulheres fortes, como minhas avós, mãe e sogra. Nós precisamos ter redes de apoio e eu tive essa rede. Não é fácil ser advogada, mãe, esposa e ter esse compromisso na Ordem". 

Ela ainda acrescentou: "não é uma batalha fácil, mas temos que enfrentar as adversidades do caminho e conquistar o nosso espaço. Me alegro em ver vereadoras, em número ainda tímido, é verdade, mas tenho certeza que logo esse cenário mudará. Espero, no entanto, que não precisemos de tantas lutas, que isso seja um cenário natural, porque hoje, ainda, precisamos lutar para mostrar a nossa competência, nossa capacidade e superar os nossos medos". 

A entrega da moção de aplausos à advogada Fernanda Dal Picolo foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode revista, na íntegra, no vídeo no início desta matéria.    

Paulo Nardino Homenagem

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas