EM PIRACICABA (SP) 23 DE SETEMBRO DE 2022

Profissionais da segurança pública recebem título de "Policial Padrão"

Reunião solene realizada na noite desta sexta-feira (23) reconheceu doze profissionais de segurança pública, de quatro instituições, que se destacaram em suas funções




Toque na imagem para aumentar

Solenidade de entrega do Título de Policial Padrão foi realizada na noite desta sexta-feira (23) no Salão Nobre Helly de Campos Melges

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, na noite desta sexta-feira (23), em reunião solene realizada no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, o título de “Policial Padrão” a doze profissionais da segurança pública que atuam na cidade.

O título, criado em 2005 por meio do decreto legislativo 10/2005, reconhece “os profissionais que se destacarem por serviços prestados à coletividade” de quatro instituições: Polícia Federal, Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Municipal.

"Me sinto muito feliz, mais uma vez, neste meu quarto mandato, de poder realizar esta sessão solene. É uma noite feliz, de reconhecimento, de homenagem e de valorização da segurança pública na cidade de Piracicaba", disse Laércio Trevisa Jr., vereador que assina o requerimento 609/2022, que concede neste ano o título de Policial Padrão.

Foram homenageados pelo Legislativo piracicabano os profissionais: 

Polícia Civil do Estado de São Paulo: Dr. Alex Willians Adami, Delegado; Carlos Alberto Ramalhão, Agente Policial; e Roberta Gomes da Cruz, Escrivã de Polícia.

Guarda Civil Municipal de Piracicaba: Josmar Rafael Cordeiro; César Eduardo Bottene; e Celso Gomes Queiroz.

Polícia Militar do Estado de São Paulo: Bruno Eduardo da Silva Murari, 3º Sgt. PM; Gilberto Ferreira Algarra 1º Ten. PM e; Emílio Rogério Alves da Silva, Cb. PM.

Polícia Federal Delegacia de Piracicaba: Marcus Vinicius Rocha de Oliveira, Agente da Polícia Federal; Paulo José Rodrigues Bonato, Escrivão; e Ivan de Souza Ricardo, Papiloscopista.

O 1º Tenente da Polícia Militar, Gilberto Ferreira Algarra, que discursou em nome dos doze homenageados da noite, estendeu o título a todos os membros das quatro instituições e comparou os desafios enfrentados pelos profissionais da segurança pública aos de um médico cirurgião: "os policiais aqui presentes sabem disso, nós lidamos com situações difíceis, com a vida das pessoas, com a liberdade das pessoas e com a dignidade delas. Nossas decisões impactam diretamente em suas vidas. Então, é muita responsabilidade".

Algarra ainda lembrou do ataque a facadas, em junho deste ano, em um ônibus circular da cidade e que resultou na morte de três pessoas: "acho que foi a ocorrência mais emblemática e que mais nos marcou neste ano (...). Aquilo foi um desafio para nós. Em uma situação como essa é que vemos o quão importante é a engrenagem do sistema de segurança pública estar funcionando junto", analisou.

O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Delfini Cançado, que compôs a mesa diretiva da reunião solene e também entregou aos homenageados plaquetas alusivas ao título, confeccionadas pela Associação, agradeceu o trabalho dos profissionais de segurança pública da cidade, por ele classificados como “trabalhadores do bem, escolhidos por mérito", e que "fazem com que Piracicaba tenha o privilégio de ter a melhor polícia do Estado, quiçá do Brasil".

Júlio Sávio Monfardini, Delegado-Chefe substituto da Polícia Federal, que também compôs a mesa da solenidade, destacou que os homenageados foram indicados pela sua "competência e retidão", e agradeceu aos presentes pela dedicação e compromisso para com a segurança pública de Piracicaba.

Para o Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Tenente-Coronel Alexandre Bergamasco, que representou a corporação na entrega das honrarias, os profissionais de segurança pública, geralmente, em seu dia a dia, passam desapercebidos, "mas sempre que há um problema, são os primeiros a serem lembrados", disse.

Para ele, a segurança pública funciona como a energia elétrica: "enquanto tem luz, tudo está bem e tranquilo, mas quando essa luz acaba, há aquela correria, não tem mais água quente, não funciona mais nada...", e agradeceu a todos os homenageados pelos bons serviços prestados à população.

Ricardo de Abreu Penteado Fiore, Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, que foi quem representou a corporação na noite desta sexta-feira, lembrou que a escolha dos profissionais "não foi por acaso", mas sim "por méritos pessoais, méritos próprios no trabalho e no dia a dia", que dignificam suas carreiras e instituição. 

A Guarda Civil Municipal também foi representada na mesa diretiva dos trabalhos pelo Inspetor Oswaldo Cunha. 

No encerramento da cerimônia, Laércio Trevisan Jr. frisou a importância da constante troca de experiências entre as instituições de segurança pública, e defendeu o fortalecimento das parcerias já existentes entre elas e o poder público municipal: "essa parceria entre o Município e as forças de segurança tem que evoluir cada vez mais", disse o parlamentar.

Por fim, Trevisan agradeceu a todos os presentes e lembrou que a entrega do Título de Policial Padrão aconteceu pois, de fato, "houve prestação de relevantes serviços à sociedade. Do contrário, tenho certeza de que vocês não estariam aqui", falou o vereador. "Fico muito feliz pela escolha de todos. É um momento de referência da segurança pública", concluiu. 

A reunião solene de entrega do título de Policial Padrão 2022 foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba e pode ser revista, na íntegra, no início desta matéria. 

Laércio Trevisan Jr Homenagem

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas