
Vereador solicita reforço na sinalização no cruzamento da Moraes com a Boa Morte
Parecer foi exarado pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas
Reunião da comissão ocorreu na manhã desta quarta-feira (11)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O projeto de lei que nomeia novos membros para o Conselho Municipal de Política Cultural (COMCULT) recebeu parecer contrário da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas da Câmara Municipal de Piracicaba. O parecer foi exarado durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11).
De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 63/2022 introduz alterações à Lei nº 5.418/2004 que institui o Conselho Municipal de Cultura e a Conferência Municipal de Cultura. Na justificativa do PL, o prefeito Luciano Almeida (União Brasil) afirma que a propositura tem o intuito de modificar a composição do COMCULT para que seus membros “sejam indicados por instituições idôneas que representam a sociedade civil e que de algum modo contribuem para o fomento das atividades culturais da cidade de Piracicaba”.
O PL 63/2022 recebeu parecer contrário dos vereadores Pedro Kawai (PSDB), presidente da comissão, e Anilton Rissato (Patriota), relator. O vereador Aldisa Vieira Marques - o Paraná (Cidadania) -, membro da comissão, irá apresentar em separado o parecer favorável ao projeto de lei do Executivo.
De acordo com Pedro Kawai, o parecer contrário foi exarado por causa da falta de informações sobre os motivos das alterações no conselho. “Nós fizemos uma solicitação para Secretaria da Cultura (Semac) e nenhuma resposta foi encaminhada, então optamos pelo parecer contrário por conta da falta de informações vindas da prefeitura”, disse.
O vereador afirmou que a comissão questionou “pura e simplesmente” o motivo da alteração, já que o projeto retira a eleição e a participação de segmentos culturais e coloca entidades que trabalham com cultura. “Se é por conta de algumas irregularidades ou uma ação que não está de acordo com o olhar do Executivo, então alterasse o que está errado e não trocar todo conselho”, concluiu.
O projeto de lei 63/2022 seguirá para deliberação da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia.
PL 94 – A comissão também analisou o projeto de lei 94/2022 que versa sobre a autorização da Prefeitura para outorgar concessão onerosa de uso de equipamento turístico para exploração de serviços na Ponte do Mirante – Alto do Mirante. O PL faz alterações à lei 7.595/2013 que dispõe sobre o mesmo assunto.
Os membros da comissão solicitaram uma emenda ao parágrafo primeiro do artigo 1º do PL 94/2022. O parágrafo determina que a exploração do espaço “poderá” contar, dentre outras coisas, com limpeza dos espaços públicos, inclusive dos sanitários e segurança do local. Os vereadores entenderam que a manutenção, limpeza e segurança do local “deverá” ser de responsabilidade da empresa que possui a concessão e não da prefeitura.
Compete à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas emitir parecer sobre todos os processos atinentes à realização de obras e execução de serviços pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos e outras atividades administrativas ou privadas sujeitas à deliberação da Câmara.
Vereador solicita reforço na sinalização no cruzamento da Moraes com a Boa Morte
Vereador solicita sinalização para vans escolares em frente a escola estadual
Vereador discute ações voltadas à educação no trânsito
Câmara aprova projeto que estabelece atendimento humanizado para luto materno
Vereador solicita melhorias estruturais na em escola no Parque das Indústrias
Vereadores destacam a revitalização do Jardim Sensorial do Avistar
Em solenidade, Câmara homenageará profissionais da Comunicação
Vereador apresenta indicações para reforçar segurança viária no bairro Campestre
Vereador cobra melhorias viárias e infraestrutura na região da Vila Rezende
Vereador apresenta pedidos por ampliação de linhas de ônibus nos bairros
Homenagem da Câmara enaltece legado de esportista que evidencia a história do XV
Comissão solicitará informações ao Executivo sobre remanejamento de verba
Câmara aprova solenidade para entrega do Título ‘Contabilista do Ano’
Corrida Corta Mato recebe moção de aplausos
Vida Nova Suíça: vereador confere satisfação de moradores pela casa própria