Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
República Gato Preto recebe moção de aplausos pelos seus 60 anos
Honraria proposta e entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. destaca trajetória da república de alunos da Esalq fundada em 1964.
A entrega da moção de aplausos 184/2024 aconteceu no início da 65ª Reunião Ordinária, no Plenário "Francisco Antonio Coelho"
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Os 60 anos de existência da república estudantil Gato Preto, formada por alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), foram celebrados com a entrega de uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba.
Proposta e entregue pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) na noite de quinta-feira, 31 de outubro, 65ª Reunião Ordinária, a honraria destaca em seu texto que a república, “desde 1997, é uma Associação Cultural composta pelos ex-moradores e atuais moradores. Foi a primeira república a organizar um churrasco de ex-moradores em Piracicaba, e assim é feito, anualmente, desde 1989”.
O documento ainda salienta que moradores e ex-moradores da república “possuem uma cultura única no meio universitário”, com um acervo histórico desde a década de 1960, compilado "em uma série de 3 livros que contam, pelos registros escritos e iconográficos destas épocas, a história da própria república e seus desdobramentos ao longo do tempo”.
“É bastante tempo. É bastante tempo para homenagear, para ressaltar, para valorizar. Hoje em dia, o país está em uma mão cheia de curvas. Quando [algo] está em uma linha reta, que as coisas dão certo, que as pessoas se dedicam ao estudo, ao aprendizado, à amizade, à solidariedade, cabe a nós, Câmara Municipal, outorgamos esta homenagem. Então, é com toda satisfação, através da minha pessoa como vereador e de todos os vereadores que aprovaram, de fazer essa homenagem à república Gato Preto. Parabéns a vocês e a todos que passaram e que estão hoje na república”, disse Trevisan Jr. ao entregar o quadro alusivo à moção 184/2024.
“Obrigado, de coração, em nome de toda a república Gato Preto”, disse o morador Gustavo Henrique Corrêa de Paula.
Ele ainda acrescentou: “nesses 60 anos, recebemos alunos de diversas partes do Brasil e também do mundo. Nossa grande missão, enquanto república, é dar orientação de uma vida honesta, justa e correta, sendo um lugar de acolhimento e formação para os alunos que, muitas das vezes, saem de ermos lugares para frequentar os diversos cursos que a Esalq oferece. É evidente que a vida em república possui muitos momentos de descontração, como as tão famosas festas da Esalq. Isso é normal, é parte saudável da vida em república, porque desde cedo os alunos aprendem a dosar o momento de diversão e o momento de responsabilidade. Não à toa, nós, da Gato Preto, temos um diferencial já citado aqui, que são justamente os nossos pilares: a ética, o respeito, o comprometimento, a hierarquia, a família e a amizade. E esses pilares são nossas pedras angulares”.
O vídeo completo da entrega da moção de aplausos pode ser revisto no vídeo acima.
Notícias relacionadas
Câmara celebrou o Dia do Cirurgião Dentista
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM
Em primeiro no Ideb, Escola Honorato Faustino recebe moção de aplausos
Câmara entrega Título de Cidadão Piracicabano ao criador da banda Opus
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Requerimento questiona motivo de faltar água no Altos do São Francisco
Vereador cobra poda das árvores da academia ao ar livre do Zoológico
Câmara homenageará umas das primeiras conselheiras do XV de Piracicaba
Requerimento cobra Executivo sobre ações de trânsito na Armando Salles
Em requerimento, vereador cobra operação ‘cata-cacareco’
Coleta de lixo e descarte irregular são questionadas em requerimento
Requerimento questiona falta de viaturas da Guarda no período noturno