Zezinho Pereira toma posse para o terceiro mandato como vereador
Requerimento pede informações sobre contratos de asfalto e concreto
Propositura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (9)
Requerimento 1198/2024 é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 76ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (9), foi aprovado o requerimento 1198/2024, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). O documento solicita informações do Executivo sobre os contratos relacionados ao fornecimento de asfalto e concreto utilizados em obras da cidade, incluindo os valores contratados, início dos pagamentos e cópias dos contratos firmados com as empresas fornecedoras.
O requerimento, fundamentado na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011), tem como objetivo assegurar a transparência na aplicação de recursos públicos e garantir o acompanhamento das contratações.
Trevisan Jr. destacou a importância do tema, mencionando a existência de empréstimos a curto, médio e longo prazo no valor de R$ 223 milhões, conforme informado em resposta a um requerimento anterior. O parlamentar questionou a ausência de informações específicas sobre as dívidas relativas ao fornecimento de concreto e asfalto, levantando dúvidas sobre quando esses valores serão pagos e se há risco de transferência da responsabilidade para gestões futuras.
Em sua justificativa, Trevisan reforçou que o requerimento visa esclarecer a conformidade dos contratos com os princípios de eficiência e economicidade. Ele ainda agradeceu aos vereadores pela aprovação do documento e ressaltou a importância de respostas claras para evitar o que chamou de possíveis "pedaladas fiscais". "Se os valores não constam nos relatórios atuais, é essencial entender como e quando esses pagamentos serão realizados", afirmou o parlamentar.
O vereador Josef Borges (PP) trouxe esclarecimentos sobre o empréstimo de R$ 223 milhões, detalhando que os recursos foram destinados a diversas obras, como recapeamento de 74 quilômetros de vias, modernização da iluminação pública, drenagens, criação de ciclovias, remodelação de ruas e ampliação do sistema de distribuição de água.
Ele ressaltou o uso do pavimento de concreto em vias estratégicas, destacando sua durabilidade e eficiência. "Essa tecnologia deu muito certo, porque você não vê buracos nas vias de importante ligação da cidade", afirmou.
O parlamentar explicou ainda que o empréstimo foi contratado com juros baixos e que os recursos são liberados de acordo com o andamento das obras, após aprovação dos projetos e realização das licitações. Ele enfatizou que, apesar do valor autorizado, acredita que o Executivo ainda não teve tempo de utilizar todo o montante disponível.
Notícias relacionadas
Vereadora acompanha destinação do lodo retirado da ETA Luiz de Queiroz
Indicação pede reparos em rua no Centro de Piracicaba
Indicações propõem melhorias de trânsito nas proximidades da LBV
Vereador solicita melhorias para a praça Marcos Contarini, na Paulista
Vereador pede prioridade em demandas na área de segurança pública
Vereador pede à Prefeitura a instalação de lombada na rua José Detoni
Galeria entupida causa transtornos para comerciantes no Paulista
ETA Luiz de Queiroz deve atingir capacidade máxima em 10 dias
Vereador visita Corregedoria e defende 'gestão pública mais eficiente'
Vereador solicita melhorias para o Jardim Parque Jupiá
Vereador protocola PDL que cria Frente em Defesa da Rua do Porto
Vereador protocola três indicações para melhorias no bairro Bongue
Vereador solicita academia e playground para o Jardim Caxambu
Vereador visita presidente do Semae para repassar demandas