Última reunião ordinária da Legislatura acontece nesta quinta-feira
Requerimento pede informações sobre contratos de asfalto e concreto
Propositura do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (9)
Requerimento 1198/2024 é de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 76ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (9), foi aprovado o requerimento 1198/2024, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). O documento solicita informações do Executivo sobre os contratos relacionados ao fornecimento de asfalto e concreto utilizados em obras da cidade, incluindo os valores contratados, início dos pagamentos e cópias dos contratos firmados com as empresas fornecedoras.
O requerimento, fundamentado na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011), tem como objetivo assegurar a transparência na aplicação de recursos públicos e garantir o acompanhamento das contratações.
Trevisan Jr. destacou a importância do tema, mencionando a existência de empréstimos a curto, médio e longo prazo no valor de R$ 223 milhões, conforme informado em resposta a um requerimento anterior. O parlamentar questionou a ausência de informações específicas sobre as dívidas relativas ao fornecimento de concreto e asfalto, levantando dúvidas sobre quando esses valores serão pagos e se há risco de transferência da responsabilidade para gestões futuras.
Em sua justificativa, Trevisan reforçou que o requerimento visa esclarecer a conformidade dos contratos com os princípios de eficiência e economicidade. Ele ainda agradeceu aos vereadores pela aprovação do documento e ressaltou a importância de respostas claras para evitar o que chamou de possíveis "pedaladas fiscais". "Se os valores não constam nos relatórios atuais, é essencial entender como e quando esses pagamentos serão realizados", afirmou o parlamentar.
O vereador Josef Borges (PP) trouxe esclarecimentos sobre o empréstimo de R$ 223 milhões, detalhando que os recursos foram destinados a diversas obras, como recapeamento de 74 quilômetros de vias, modernização da iluminação pública, drenagens, criação de ciclovias, remodelação de ruas e ampliação do sistema de distribuição de água.
Ele ressaltou o uso do pavimento de concreto em vias estratégicas, destacando sua durabilidade e eficiência. "Essa tecnologia deu muito certo, porque você não vê buracos nas vias de importante ligação da cidade", afirmou.
O parlamentar explicou ainda que o empréstimo foi contratado com juros baixos e que os recursos são liberados de acordo com o andamento das obras, após aprovação dos projetos e realização das licitações. Ele enfatizou que, apesar do valor autorizado, acredita que o Executivo ainda não teve tempo de utilizar todo o montante disponível.
Notícias relacionadas
Vereador entrega moção a professor e pesquisador da Esalq
Prefeito veta Elevar para lazer e esporte de pessoas com deficiência
Vereador defende criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
'Afro Black Day' integrará calendário oficial de eventos do município
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Vereador solicita reparos no bairro Água Branca
“Dia do Romeiro do Senhor Bom Jesus” entrará no calendário municipal
Vereador aponta falta de médicos na USF Itapuã I
Requerimento busca informações sobre serviços de limpeza urbana
Vereador solicita manutenção urgente em escola municipal
Autor de livro com história do XV de Piracicaba recebe moção da Câmara
Vereador solicita melhorias viárias no bairro Santa Rita
Câmara aprova inclusão do "Dia do Teatro" no calendário oficial
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial