Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Propositura da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (12)
Requerimento 1193/2024 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 77ª Reunião Ordinária realizada na noite desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o requerimento 1193/2024, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”. O documento solicita informações ao Executivo sobre a execução de obra de loteamento localizada entre os bairros Campos do Conde e Residencial Park Unimep Taquaral, próximo ao Parque Cecap I.
A preocupação central do requerimento é a proximidade da obra com uma área de preservação permanente (APP), que apresenta significativa cobertura vegetal e nascentes, e com o sítio arqueológico Bouganville 1, protegido por legislações federais.
No texto, a vereadora argumenta que a APP deve ser preservada conforme o Código Florestal vigente (Lei Federal nº 12.651/2012), que estabelece normas específicas para a proteção de áreas com corpos hídricos e nascentes. Ela também destaca que o sítio arqueológico Bouganville 1, localizado nas imediações da obra, é protegido pela Constituição Brasileira e pela Lei nº 3.924/1961, que criminalizam a destruição ou remoção de materiais arqueológicos.
O requerimento levanta questionamentos específicos sobre a obra, como o zoneamento da área, a propriedade do terreno e a identidade do empreendedor responsável. A vereadora também solicita informações sobre a licença de implantação, incluindo o número do processo, o status da aprovação e detalhes sobre o uso e ocupação do solo planejados. Outro ponto é a distância do empreendimento em relação às faixas de APP e às nascentes identificadas, além de questionamentos sobre ações de mitigação e compensação ambiental previstas no projeto.
Silvia Morales justifica a iniciativa citando o crescimento urbano acelerado em Piracicaba nos últimos dez anos, que, segundo ela, tem causado impermeabilidade do solo e outros impactos socioambientais. Ela ressalta o papel do Legislativo na fiscalização de obras e empreendimentos e menciona que foi procurada por munícipes preocupados com os possíveis danos ambientais e culturais decorrentes da intervenção próxima ao sítio arqueológico e à área de preservação.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
'Saio de cabeça erguida', conclui parlamentar
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
'É um orgulho ter servido a minha cidade', diz vereador
Em discurso, vereador agradece por três mandatos
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Vereador solicita melhorias para o bairro Jardim Abaeté