
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
O acúmulo de lixo nas margens da pista causava poluição ambiental e ricos a vida de motoristas
Revitalização de área no Nova Suíça tem a participação de Gilmar Rotta
Crédito: Rafael Henrique da SilvaUma ação conjunta entre a Câmara de Veradores, prefeitura e associação de Moradores do bairro Nova Suiça garantiu hoje condições para a redução do impacto ambiental causado pelo descarte irregular de lixo às margens da rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba ao município de Anhembi.
O vereador Gilmar Rotta (MDB), que tem atuação na região da zona rural, particiou hoje (17), de plantio de árvores arbóreas, como forma de recuperar a área na altura do KM 5 da SP, reduzindo a poluição ambiental e o risco à segurança de motoristas, devido ao grande fluxo de veículos na via.
Para a atender à demanda dos moradores da região, o vereador fez ações junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), pela autorização e liberação do espaço, no total 100 metros de extensão, por 30 metros de largura, para que a população do bairro pudesse adotar a área e promover o plantio.
A prefeitura de Piracicaba foi mobilizada para o fornecimento das 120 mudas e dos 240 pneus previstos para seram utilizados no projeto de revitalização da área.
Gilmar Rotta faz um alerta sobre a proibição de jogar lixo e entulho no local, para onde será providenciada mais uma placa de alerta sobre as multas e penalidades impostas pelo descumprimento da lei municipal 178/2006. Ele apontou ainda que a população também pode acionar o telefone 156 da prefeitura ou 3426-1996, passar o número da placa do veículo e denunciar quem desrespeitar a legislação.
Romulo Blasig, chefe de setor da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) coordenou os trabalhos de preparação do canteiro de obras, na utilização dos pneus e preparo do terreno, que inicialmente recebeu as mudas de dracena e croton.
A presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Suíça, Maria Luiza participou do plantio e falou da satisfação da comunidade em colocar na prática uma antiga reivindicação popular. Ela reiterou a disposição dos próprios moradores em garantir a manutenção do local como voluntariados.
Nelson Francisco Camuzzi, há mais de 20 anos na região, também considerou a importância de recuperação do local. "Tem que haver conscientização das pessoas. No Japão, quem fuma é obrigado a levar consigo um cinzeiro para não jogar bituca de cigarro no chão", disse.
Pedro da Silva, de 60 anos, também considerou que a área estava abandonada, sendo que a degradação ambiental da região contribui para provocar mau cheiro e criar problemas com o lixo, entulho e bichos.
Vera Lúcia, secretária da Asssociação dos Moradores do Nova Suíça também considerou a conquista da comunidade na adoção e manutenção do local.
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereador questiona desativação de varejão municipal no bairro IAA
Moradores do Jardim Chapadão reclamam de abandono de terrenos
Vereador solicita implantação de área de esportes e lazer no bairro Sol Nascente
Vereador discute demandas com secretário executivo de Obras
Vereador se reúne com o secretário de Obras e reforça demandas populares
Vereador solicita pintura de mureta da Upa da Vila Sônia
Vereador solicita iluminação no pátio do Varejão do Piracicamirim
Moradores do bairro Pau d'Alho têm reivindicação atendida
Vereador solicita reinstalação de boca de lobo na Vila Monteiro
Vereador pede construção de canaleta e melhor sinalização no Centro
Vereador solicita melhorias para o bairro Castelinho
Vereador solicita manutenção de iluminação pública no Vila Rezende
Vereador visita o Vila Sônia com o secretário executivo de Obras