EM PIRACICABA (SP) 17 DE ABRIL DE 2024

Solene celebra Dia do Catequista e Dia do Vicentino

Trabalho exemplar de catequistas e vicentinos foi reconhecido pela Câmara em reunião solene




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557




O trabalho dos catequistas e dos vicentinos foi celebrado na noite desta terça-feira (16) em reunião solene em comemoração ao “Dia do Catequista” e ao “Dia do Vicentino”.

A solenidade para homenagear os religiosos é de iniciativa dos vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Gilmar Rotta (PDT).

Com base no decreto legislativo no 23/2011 e requerimento 73/2024, o “Dia do Catequista” é de iniciativa do vereador Pedro Kawai. Na reunião solene, o vereador destacou a importância do trabalho dos vicentinos e dos catequistas, enfatizando que a Câmara reconhece e homenageia aqueles que se destacam nesse “ardoroso e amoroso trabalho”.

“Os catequistas e vicentinos que estão sendo homenageados hoje são verdadeiras referências não apenas para suas áreas de atuação, mas para toda a sociedade. Eles alimentam não apenas o corpo e a alma, mas também proporcionam apoio e acolhimento nos momentos mais difíceis”, declarou.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a vocação do catequista, “é a vocação do Profeta- aquele (a) que fala em nome de Deus e da comunidade a que pertence. A iniciativa sempre parte de Deus. O chamado a ser catequista não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão de ser catequista está na raiz da palavra CATEQUESE, que vem do grego Katechein e quer dizer (fazer eco). Logo, catequista é aquele (a) que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe.”   

O “Dia do Vicentino” é celebrado conforme o decreto legislativo no 11/2013, de autoria do vereador Gilmar Rotta.

A Sociedade São Vicente de Paulo chegou ao Brasil no ano de 1872 e em Piracicaba no ano de 1888. O trabalho dos Vicentinos tem como meta principal o auxílio aos mais necessitados, procurando não somente o bem-estar físico, mas sim o bem-estar espiritual. O Vicentino não tem como função a filantropia, mas sim, missão promocional dos menos favorecidos e seguir fielmente um dos pensamentos que São Vicente de Paulo deixou a humanidade que é: “Ao invés de discutir, agir”. Um Trabalho voluntário através do bem-estar humano e espiritual.

O vereador Gilmar Rotta reconheceu o papel essencial dos vicentinos na comunidade, especialmente ao prestarem assistência a famílias com necessidade e resgatarem jovens em situações desfavoráveis.

“Os vicentinos são chamados pelas pessoas para ir fazer uma visita numa família que está passando por algum tipo de necessidade… fome, saúde, uma palavra amiga, um conselho amigo, para tentar resgatar essa família. Muitas vezes os vicentinos encontram na família aquele adolescente drogado porque infelizmente ele não teve a oportunidade de lá atrás estar com um catequista. Ouvindo o que ela tem de dizer, ouvindo o que ela tem de falar”, afirmou.

Ele destacou a importância da catequese na formação das crianças e enfatizou que os catequistas são responsáveis por modelar os valores e orientar o caminho das futuras gerações.

Luto - Ao encerrar seu discurso, Gilmar Rotta prestou uma homenagem póstuma ao vicentino Mário Carraro Filho, falecido no dia da reunião solene. Ele destacou a contribuição significativa de Mário Carraro para a comunidade vicentina e pediu um minuto de silêncio.

A catequista Gislaine Benedito falou em nome dos homenageados e agradeceu o reconhecimento. “Como catequistas, reconhecemos o dom da nossa vocação, um serviço dedicado à Igreja, em nome dela, para proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo e guiar nossos irmãos em sua jornada de fé pessoal”, afirmou.

Já o vicentino Luís Antônio Pavilião destacou o trabalho realizado. “Para os homenageados, quero dizer que hoje é um dia muito especial, pelo reconhecimento do trabalho feito junto aos nossos assistidos e para a nossa santificação, seguindo o exemplo de Antônio Federico Zanan e de São Vicente de Paulo, que nos deixaram as cinco virtudes vicentinas: a simplicidade, a humildade, a mansidão, a mortificação e o zelo apostólico”, declarou.

Luís Antônio Pavilião ainda prestou uma homenagem ao confrade Mário Carraro Filho: “Dedicou sua vida à Sociedade de São Vicente de Paulo e trilhou seu caminho para sua santidade. Nasceu em 29 de maio de 1930 e ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo em 24 de julho de 1960. Foram 64 anos de muita dedicação, ocupando inúmeros cargos como presidente de conferência, presidente de conselho particular, presidente de conselho central e foi presidente do conselho metropolitano de São Carlos. Era casado com Ivone Maria Furran Carraro, tiveram seis filhos e faleceu aos 93 anos”.

Foram homenageados os seguintes catequistas:

Antonia Eliane Alcarde Penachione - Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte

Claudemir Domingos Bernardino - Igreja Matriz Menino Jesus de Praga

Dalila Eronides Regonha Pizzol - Igreja Imaculado Coração de Maria

Gislaine Benedito - Paróquia Santa Rosa de Lima

Hélida Glysdiane de Souza Souto - Paróquia Divino Pai Eterno

José Luiz dos Santos - Paróquia Divino Pai Eterno

Márcia Helena Dias Jóia Ramos - Paróquia de São José de Tupi

Patrícia Joselina da Costa Silva - Comunidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Paulo Cesar Marchesin - Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte

Raquel Aparecida Baltieri Santa Barbara do Amaral - Região Piracicaba 2 no Secretariado Diocesano de Catequese

A Câmara homenageou os seguintes vicentinos:

Adriedna Aparecida de Andrade Pavilião e Luís Antônio Pavilião Algemira de Jesus Oliveira - Conferência São João Evangelista

Arquimedes Ortiz - Conferência do Sagrado Coração de Jesus

Ivani Terezinha Zambello - Conferência Nossa Senhora do Carmo

José Zeferino de Souza - Conferência São João Batista

Lidioneta de Matos Cantovitz - Conferência São Pedro

Manoel Alves Queiroz - Conferência Nossa Senhora Auxiliadora

Sandra Aparecida Guassi de Morais - Conferência Santa Catarina de Laborie

Vicente de Paula Violin - Conferência São Lucas e São Marcos

A mesa de honra foi composta pelos vereadores Gilmar Rotta e Pedro Kawai e por representantes de paróquias, igrejas, diocese e conselhos.

 

 

 

Gilmar Rotta Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas