Moção homenageia piracicabana por prêmio em evento de canto no Japão
Vereador divulga atividades da Sinfônica de Piracicaba em 2024
Para Pedro Kawai, Orquestra é motivo de orgulho para Piracicaba
Para vereador, Piracicaba deve se orgulhar da orquestra
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Pedro Kawai (PSDB) vai iniciar um trabalho de divulgação das atividades da temporada 2024 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), através de seus perfis nas redes sociais e também durante as reuniões ordinárias da Câmara. Ele participou, no último final de semana, da abertura da temporada, em evento regido pelo maestro alemão Knut Andreas e com solos do pianista Rogério Zaghi.
Os concertos em Piracicaba são realizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e contam com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, além de patrocinadores. "Nossa Orquestra é a mais antiga em atividade no Brasil, por isso e pela gigantesca qualidade, tem uma enorme representatividade no meio artístico. Temos que nos orgulhar disso", avaliou o parlamentar.
"A Temporada 2024 reserva momentos aguardados com expectativa e a abertura foi especialmente marcante. Esperamos que o público desfrute desta ocasião única e aprecie a programação cuidadosamente elaborada para este ano", expressou o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP.
O pianista Rogério Zaghi, renomado por suas atuações como solista em diversas orquestras, enriqueceu a estreia com sua participação. A peça de abertura, "Abertura para uma comédia", escrita pelo alemão Hanns Eisler em 1930, é uma composição originalmente destinada à peça de teatro "Lustspiel", de Ernst Toller. Caracterizada pela fusão de elementos musicais tradicionais e modernos, a obra reflete a vanguarda musical do século 20.
O segundo destaque da noite foi o "Concerto para piano e orquestra, em Fa menor, Op. 20", do russo Alexander Scriabin. Com influências de Chopin e Rachmaninoff, a peça, composta quando Scriabin tinha apenas 24 anos, é conhecida pela escrita virtuosística para o piano, exigindo habilidade técnica excepcional do solista.
A OSP também apresentou "The Lady and the Hooligan", um balé do russo Dmitri Shostakovich. A obra, que reflete diversos estilos contemporâneos, incluindo expressionismo e neoclassicismo, explora contrastes sociais e românticos ao contar a história de uma jovem dama e um "vagabundo" apaixonados.
Notícias relacionadas
Dojan Nippon receberá Medalha de Mérito Legislativo
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Vereador solicita reforço policial no bairro Paulista
Vereador solicita manutenção em estrada no Vila Sônia
Vereador solicita iluminação pública no Vila Sônia
Vereador solicita construção de rampa de acessibilidade em avenida
Vereador solicita manutenção de estrada do bairro Taquaral
Requerimento questiona o cumprimento de lei das calçadas ecológicas
Câmara aprova projeto que institui 'Agosto Dourado'
Requerimento solicita dados de saneamento no Jardim Potiguar e Abaeté
Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Vereador solicita faixa elevada na avenida Conde do Pinhal