EM PIRACICABA (SP) 23 DE MARÇO DE 2023

Vereador participa do Programa de Intercâmbio Japão-América Latina

Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Nesta quarta-feira (22), o vereador Pedro Kawai (PSDB), que está no Japão participando do Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe, esteve na empresa de reciclagem de materiais de construção Ishizaka e almoçou com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Shunsuke Takei.

O programa de intercâmbio é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE (Japan International Cooperation Center), responsável pela programação e pelos custos dessa missão internacional, que tem como objetivo estreitar os laços entre o Japão e outros países.

Pedro Kawai relatou que o almoço com Shunsuke Takei "foi bastante esclarecedor". Também participantes do encontro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a senadora Leila Barros (PDT-DF), os deputados federais Pedro Aihara (PDT-MG) e Túlio Gadelha (Rede-PE), os deputados estaduais Paulo Fiorilo (PDT-SP), Rosana Valle (PL-SP) e Fabio Oliveira (Podemos-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Pedro Duarte (Novo), falaram a respeito de abertura de portas e de que o Brasil precisa firmar mais convênios com o Japão.

De acordo com Pedro Kawai, "cada parlamentar defendeu sua bandeira". O vereador de Piracicaba destacou, em especial, o atendimento aos decasséguis, que são os brasileiros que vão trabalhar no Japão, e como o governo japonês pode firmar convênio com o Brasil para evitar tragédias e se recuperar economicamente, por exemplo dando apoio na reconstrução das áreas degredadas do litoral norte e investindo na preservação do meio ambiente e, principalmente, em energia sustentável.

EMPRESA DE RECICLAGEM - O grupo de brasileiros esteve, também nesta quarta-feira (22), visitando a empresa Ishizaka, de reciclagem de materiais de construção, como madeira, concreto e cerâmica. Pedro Kawai explicou que a empresa consegue reciclar 98% de todo o material proveniente do concreto.

"O produtor dos resíduos paga uma taxa para a empresa transformá-los principalmente em base de pavimentação de ruas e construção de calçadas. Já na reciclagem da cerâmica, eles fazem tijolos para calçamento. Quando o material vem misturado, como ferro, concreto e madeira, eles chegam a até 70% de reciclagem. Materiais combustíveis, como a madeira, eles destinam para a forragem de jardins, compostagem e combustão na indústria", disse.

Pedro Kawai contou também que a empresa mantém um bosque para uso da comunidade. "Os moradores não queriam a fábrica, por causa do tamanho, e fizeram manifestações. E na área onde a fábrica foi construída havia um depósito de lixo e de material de construção. Ao invés de utilizar o local para construir a fábrica, fizeram um bosque para preservação do meio ambiente, com mais de 1.300 espécies da flora, com árvores nativas. E tudo é mantido pela empresa. A área é destinada ao uso da comunidade e, dentro desse parque, há templo, brinquedos e um café terceirizado", disse.

O vereador acrescentou que é necessário conhecer iniciativas como a da empresa de reciclagem. "Muito importante conhecer exemplos de preservação ambiental e exemplos que podem ser seguidos", disse.

Emprego e Renda Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas