
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE
Nesta quarta-feira (22), o vereador Pedro Kawai (PSDB), que está no Japão participando do Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe, esteve na empresa de reciclagem de materiais de construção Ishizaka e almoçou com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Shunsuke Takei.
O programa de intercâmbio é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE (Japan International Cooperation Center), responsável pela programação e pelos custos dessa missão internacional, que tem como objetivo estreitar os laços entre o Japão e outros países.
Pedro Kawai relatou que o almoço com Shunsuke Takei "foi bastante esclarecedor". Também participantes do encontro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a senadora Leila Barros (PDT-DF), os deputados federais Pedro Aihara (PDT-MG) e Túlio Gadelha (Rede-PE), os deputados estaduais Paulo Fiorilo (PDT-SP), Rosana Valle (PL-SP) e Fabio Oliveira (Podemos-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Pedro Duarte (Novo), falaram a respeito de abertura de portas e de que o Brasil precisa firmar mais convênios com o Japão.
De acordo com Pedro Kawai, "cada parlamentar defendeu sua bandeira". O vereador de Piracicaba destacou, em especial, o atendimento aos decasséguis, que são os brasileiros que vão trabalhar no Japão, e como o governo japonês pode firmar convênio com o Brasil para evitar tragédias e se recuperar economicamente, por exemplo dando apoio na reconstrução das áreas degredadas do litoral norte e investindo na preservação do meio ambiente e, principalmente, em energia sustentável.
EMPRESA DE RECICLAGEM - O grupo de brasileiros esteve, também nesta quarta-feira (22), visitando a empresa Ishizaka, de reciclagem de materiais de construção, como madeira, concreto e cerâmica. Pedro Kawai explicou que a empresa consegue reciclar 98% de todo o material proveniente do concreto.
"O produtor dos resíduos paga uma taxa para a empresa transformá-los principalmente em base de pavimentação de ruas e construção de calçadas. Já na reciclagem da cerâmica, eles fazem tijolos para calçamento. Quando o material vem misturado, como ferro, concreto e madeira, eles chegam a até 70% de reciclagem. Materiais combustíveis, como a madeira, eles destinam para a forragem de jardins, compostagem e combustão na indústria", disse.
Pedro Kawai contou também que a empresa mantém um bosque para uso da comunidade. "Os moradores não queriam a fábrica, por causa do tamanho, e fizeram manifestações. E na área onde a fábrica foi construída havia um depósito de lixo e de material de construção. Ao invés de utilizar o local para construir a fábrica, fizeram um bosque para preservação do meio ambiente, com mais de 1.300 espécies da flora, com árvores nativas. E tudo é mantido pela empresa. A área é destinada ao uso da comunidade e, dentro desse parque, há templo, brinquedos e um café terceirizado", disse.
O vereador acrescentou que é necessário conhecer iniciativas como a da empresa de reciclagem. "Muito importante conhecer exemplos de preservação ambiental e exemplos que podem ser seguidos", disse.
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Vereador solicita limpeza do acostamento de estrada no bairro Pau D'Alinho
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Vereador prestigia abertura oficial do 11º Japão na Praça
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Vereador prestigia Culminância do 1º semestre em Escola Estadual
Vereador celebra sete anos de horta no Eldorado
Vereador visita escolas para verificar viabilidade na implantação de bibliotecas
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025