Estudo vai identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Vereador participa do Programa de Intercâmbio Japão-América Latina
Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE
Nesta quarta-feira (22), o vereador Pedro Kawai (PSDB), que está no Japão participando do Programa Juntos de Intercâmbio Japão-América Latina e Caribe, esteve na empresa de reciclagem de materiais de construção Ishizaka e almoçou com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Shunsuke Takei.
O programa de intercâmbio é uma iniciativa do governo japonês em conjunto com o agente oficial JICE (Japan International Cooperation Center), responsável pela programação e pelos custos dessa missão internacional, que tem como objetivo estreitar os laços entre o Japão e outros países.
Pedro Kawai relatou que o almoço com Shunsuke Takei "foi bastante esclarecedor". Também participantes do encontro, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a senadora Leila Barros (PDT-DF), os deputados federais Pedro Aihara (PDT-MG) e Túlio Gadelha (Rede-PE), os deputados estaduais Paulo Fiorilo (PDT-SP), Rosana Valle (PL-SP) e Fabio Oliveira (Podemos-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Pedro Duarte (Novo), falaram a respeito de abertura de portas e de que o Brasil precisa firmar mais convênios com o Japão.
De acordo com Pedro Kawai, "cada parlamentar defendeu sua bandeira". O vereador de Piracicaba destacou, em especial, o atendimento aos decasséguis, que são os brasileiros que vão trabalhar no Japão, e como o governo japonês pode firmar convênio com o Brasil para evitar tragédias e se recuperar economicamente, por exemplo dando apoio na reconstrução das áreas degredadas do litoral norte e investindo na preservação do meio ambiente e, principalmente, em energia sustentável.
EMPRESA DE RECICLAGEM - O grupo de brasileiros esteve, também nesta quarta-feira (22), visitando a empresa Ishizaka, de reciclagem de materiais de construção, como madeira, concreto e cerâmica. Pedro Kawai explicou que a empresa consegue reciclar 98% de todo o material proveniente do concreto.
"O produtor dos resíduos paga uma taxa para a empresa transformá-los principalmente em base de pavimentação de ruas e construção de calçadas. Já na reciclagem da cerâmica, eles fazem tijolos para calçamento. Quando o material vem misturado, como ferro, concreto e madeira, eles chegam a até 70% de reciclagem. Materiais combustíveis, como a madeira, eles destinam para a forragem de jardins, compostagem e combustão na indústria", disse.
Pedro Kawai contou também que a empresa mantém um bosque para uso da comunidade. "Os moradores não queriam a fábrica, por causa do tamanho, e fizeram manifestações. E na área onde a fábrica foi construída havia um depósito de lixo e de material de construção. Ao invés de utilizar o local para construir a fábrica, fizeram um bosque para preservação do meio ambiente, com mais de 1.300 espécies da flora, com árvores nativas. E tudo é mantido pela empresa. A área é destinada ao uso da comunidade e, dentro desse parque, há templo, brinquedos e um café terceirizado", disse.
O vereador acrescentou que é necessário conhecer iniciativas como a da empresa de reciclagem. "Muito importante conhecer exemplos de preservação ambiental e exemplos que podem ser seguidos", disse.
Notícias relacionadas
Vereador solicita repintura de lombadas em avenida do Jaraguá
Vereador solicita manutenção de rede pluvial na rua Pedro Chiarini
Vereador solicita manutenção asfáltica em alça de acesso
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Esgoto no Jardim Abaeté e Potiguar é tema de audiência pública
Palestra tira dúvidas sobre cânceres masculinos e femininos
Vereador destaca fortalecimento do Consellho Tutelar
Vereador pede instalação de parque infantil
Plano de contingência poderá nortear futuro arbóreo de Piracicaba
Vereador participa do Encerramento do Ano da Turma de Atiradores 2024
Câmara aprova voto de congratulações para empresas premiadas
Vereador quer dados sobre proibição de tráfego de caminhões no Centro