EM PIRACICABA (SP) 01 DE MARÇO DE 2024

Vetos a mudanças no "IPTU Rural" seguem para votação nesta segunda

Proposituras estão na pauta da 9ª Reunião Ordinária e são os dois últimos de um pacote de 11 vetos encaminhados ao Legislativo




Toque na imagem para aumentar

As reuniões ordinárias da Câmara podem ser acompanhadas presencialmente da galeria do Plenário "Franscisco Antonio Coelho" e, também, pela TV Câmara e redes sociais do Legislativo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Câmara Municipal de Piracicaba volta a apreciar na noite da próxima segunda-feira (4), na 9ª Reunião Ordinária, dois vetos do Executivo a proposituras aprovadas em plenário no ano passado. Desta vez, os vereadores devem votar, em regime de prioridade, os vetos totais aos projetos de lei complementar 15 e 18/2023, que em linhas gerais trazem alterações na legislação municipal que versa sobre a incidência de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em imóveis com características rurais, popularmente chamado de "IPTU Rural". Os vetos chegaram a ser pautados na 7ª Reunião Ordinária, ocorrida no dia 26 de fevereiro, mas tiveram sua votação adiada a pedido do Presidente da Casa. 

Ambos os projetos de lei complementar são de autoria da Comissão de Estudos criada na Câmara em 2022, integrada à época pelos vereadores Gilmar Rotta (PP), Laércio Trevisan Jr. (PL) e Paulo Henrique Paranhos (Republicanos).

Estes são os dois últimos vetos ainda não apreciados de um pacote de 11 iniciativas parlamentares aprovadas pela Câmara no ano passado e que não receberam a sanção do prefeito sob a alegação de que constituiriam ingerência do Poder Legislativo em ações que seriam exclusivas do Executivo. Os outros nove vetos foram rejeitados pelos parlamentares.

Cordão de girassol - A pauta da 9ª Reunião Ordinária conta ainda com outras 47 proposituras, entre elas o projeto de lei 227/2023, de autoria do vereador Paulo Henrique, em primeira discussão, que busca tornar obrigatória a presença de adesivo com o símbolo “Cordão de Girassol” nas placas e nos dispositivos indicativos de atendimento prioritário em estabelecimentos privados. 

O “Cordão de Girassol” é um instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visível e, no município, foi instituído pela Lei 9.896/2023, também de autoria do parlamentar.

Há também em pauta outros dois projetos de lei em primeira discussão: o projeto de lei 207/2023, que pretende instituir a campanha “Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul” nas escolas municipais de Piracicaba; e o projeto de lei 35/2024, que versa sobre pagamento previsto na Constituição Federal aos agentes políticos do município.

Os parlamentares devem também apreciar 12 projetos de lei já em segunda discussão e 32 requerimentos, que em sua maioria concedem votos de congratulações. 

A Tribuna Popular desta segunda-feira deve ser ocupada pela oradora Daniela Aparecida Franco, inscrita para falar sobre o tema "Residencial Piracicaba II – Vila Sônia". 

Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.

Reunião Ordinária

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas