
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
A bailarina Adriana Dedini Ricciardi receberá na noite de hoje Medalha de Mérito Legislativo, conforme propositura de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB), (...)
A bailarina Adriana Dedini Ricciardi receberá na noite de hoje Medalha de Mérito Legislativo, conforme propositura de autoria do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB), pelos 30 anos de trabalho dedicados à dança clássica na cidade. A solenidade que terá inicio às 19h30, será realizada na Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.
F
ilha de Arnaldo Ricciardi e Nida Dedini Ricciardi, tem 3 filhas Tatiana Ricciardi Guidotti, Marina Ricciardi Guidotti, Jill Ricciardi Guidotti e 2 netos, José Pedro Guidotti Amalfi e Nicolas Guidotti Salgado, é casada com Oswaldo Scopin de Andrade desde 1995.Adriana teve os primeiros contatos com a dança em 1962 na Societá Italiana di Mutuo Soccorso com a professora Silvia Hage, lá fez suas primeiras apresentações. Na década de 70 dando continuidade a formação clássica na Escola do Lions Clube Independência onde começou a estagiar com os professores Heloaldo Castelo Silva em ballet moderno e Lilian Baruco na técnica clássica. Na época as apresentações eram feitas no palco do Teatro São José, logo nos anos 80 trabalhou na Academia de Ballet IRIS AST, juntamente com Ana L. Cobra Lacorte e Beatriz Almeida Lacerda, seguindo a frente com o ballet junto com as primeiras escolas que difundiram a dança em Piracicaba. Seus principais mestres de formação foram; Umberto da Silva, Yellê Bittencourt, Jorcir Rodrigues, Miguel Trezza, Ismael Guiser, Ana Maria Mondini, Norma Lannes (Pedagogia da Dança Infantil), Clarisse Abujamra, Sacha Steveloff, Rainer Vianna, Neide Rossi e Klaus Vianna.
Em março de 1982 se tornou sócia proprietária do Studio 415 participando de vários festivais de dança. Desde o início da década de 80 até o presente vem dirigindo e coreografando para os bailarinos do Grupo Juvenil, Companhia de Dança, alunos e alunas do Studio 415.
No período de 1995/97 fixou residência em Nova York, aperfeiçoando seus conhecimentos na dança com os mestres, Jose Limon, técnica de dança moderna; Merce Cunningham contemporâneo e na Broadway Dance Center com a Professora Evee Lym (Alemanha). Cursou 1 ano no Pilates Studio fez aulas na Steps Ballet no curso de verão de 1996 com a professora Helene Kunicova (Russia). Participou como convidada em 1999 acompanhando aulas e desenvolvimento educacional no importante School of American Ballet (New York City Ballet) com professores de grande renome internacional daquela instituição tais como Suki Schorer, Peter Boal, Kay Mazzo, Jock Soto, Katrina Choate, Antonina Tumkovsky, onde no mesmo local sua filha Marina Ricciardi Guidotti cursou o ballet por 2 anos, no período de 1992 a 1994.
Retornando ao Brasil, dentre os trabalhos desenvolvidos no caminho da cultura se destacaram os seguintes; direção artística da coreografia "Valse" selecionada para a II Mostra de Dança Clássica realizada pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo em agosto de 1997 no Centro Cultural São Paulo, também coreografou "Pour le Cinq" selecionada para a III Mostra de Dança Clássica realizada pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo em maio de 1998 no Centro Cultural São Paulo.
Em 1999 foi convidada especial do doutor José Carlos de Moura para dirigir e coreografar os espetáculos de dança em memória ao compositor Erotides de Campos, denominado "Poeta do Som" que é apresentado anualmente desde então na semana "Erotides de Campos" no Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto e em 2001 no Congresso Internacional de Pastagens da ESALQ-USP.
No mesmo ano foi convidada pela Prefeitura Municipal de Piracicaba para participar da comissão de pauta da Secretaria de Ação Cultural.
No período de 1999 a 2002 participou como convidada juntamente com a companhia do Studio 415 a participar da I Mostra de Dança Paulista realizada em Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e avaliado por competentes críticos como Cássia Navas e Ana Francisca Ponzio.
Em 2005/2006 pelo convite da musicista Celisa Frias e Senhora Cidinha e o Maestro Ernst Mahle para dirigir o ballet da opera "O Garatuja".
Recebeu também, ao longo de sua carreira, importantes premiações e menções em inúmeros eventos na área da dança.
Adriana, junto com Nina Guidotti, Tânia Vianna Lacreta e Cristina Fioravante, idealizou e fundou o instituto "Arte em sua vida", que atualmente conta com 31 bailarinas, com idade de sete a 12 anos, sendo a maioria filhas de colaboradores da Dedini S/A Indústria de Base.
Há 5 meses educa na área da dança utilizando professoras especializadas na formação técnica e artística, dando a chance a crianças e adolescentes de terem contato com a dança e a arte, possibilitando o desenvolvimento cultural, artístico e educacional, podendo levar a migração para a profissão.
" Acredito que com atitudes os acontecimentos fazem a história, e a base de uma nação é a educação, pretendo sempre contribuir e seguir oferecendo a arte de educar através da dança", afirma Adriana Dedini Ricciardi
Patrícia Sant Ana Amancio_MTb:24.154
Foto: Divulgação
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Requerimento cobra explicações sobre corte de bolsas de estudos a servidores
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Câmara aprova moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão