EM PIRACICABA (SP) 24 DE NOVEMBRO DE 2022

Alimentação saudável ajuda a prevenir diabetes e câncer de próstata

Campanha "Um Olhar Azul para a Vida" de conscientização e prevenção de diabetes e câncer de próstata teve palestras e orientações para uma melhor qualidade de vida




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Ter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos são fundamentais para prevenir doenças como diabetes e câncer de próstata. Essas recomendações foram ressaltadas pelos profissionais de saúde que participaram da campanha "Novembro Azul: Um Olhar Azul para a Vida", realizada na manhã desta quinta-feira (24), no salão nobre da Câmara Municipal de Piracicaba.

A atividade é promovida anualmente pelo gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), com base no decreto legislativo 35/2016, e neste ano a campanha foi voltada exclusivamente para os servidores da Casa. “Todos sabemos da importância da prevenção e por isso estamos aqui hoje'', destacou o vereador.

Palestras - A médica urologista do IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba), Lia Yumi Ikari explicou aos participantes como funcionam os exames preventivos do câncer de próstata: toque retal e PSA (exame de sangue).

De acordo com a urologista, são diagnosticados 60 mil novos casos de câncer de próstata ao ano. “A doença é extremamente prevalente durante o envelhecimento”, afirmou a médica. O fato de os sintomas iniciais serem raros, Lia Yumi Ikari salientou que o sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce.

O Laboratório Pauster disponibilizou vouchers para os interessados em fazer o exame PSA (Antígeno Específico da Próstata, na sigla em inglês). De acordo com a diretora executiva de relacionamento, Rochele Fernandes, o exame PSA “é muito simples” pois se trata apenas de uma coleta de sangue.

A farmacêutica Jussara Cristina Teixeira Bueno, da Associação Amigos do Diabetes, alertou sobre os níveis altíssimos de diabetes ocasionados devido a má alimentação. “Estima-se que 537 milhões de pessoas no mundo possuem diabetes e metade desconhece o diagnóstico”, afirmou a farmacêutica.

Ela afirmou que o diabetes é muito fácil de tratar e requer disciplina. “Precisamos conhecer, saber como se trata e pedir ajuda”, disse.

Alimentação saudável – A coordenadora do curso de nutrição da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Profa. Dra. Nailza Maestá deu orientações sobre a alimentação ideal para prevenir as doenças. Segundo ela, a nutrição atua na prevenção de qualquer doença e quanto maior o consumo de alimentos saudáveis menor o risco de aparecimentos de doenças.

Para prevenção do câncer de próstata, a nutricionista recomendou um bom funcionamento do intestino através da ingestão de laticínios e de alimentos naturais e coloridos, como legumes e frutas vermelhas.

No caso do diabetes, é recomendado evitar o excesso de glicose acumulada no organismo causado pelo consumo de doces e farinha branca. “O ideal é consumir carboidratos com mais fibras, alimentos naturais e praticar exercícios físicos”, recomendou. Ela ressaltou que o baixo consumo de alimentos industrializados é recomendado para prevenir ambas as doenças.

Circuito de saúde – Após as palestras, os servidores puderam fazer testes de glicemia, de prensão manual (verificação de massa muscular) e realizar a aferição de pressão arterial. Todos os servidores que passaram pelos testes receberam orientações para uma melhor qualidade de vida e caso o resultado de algum exame desse alterado, orientações para realização de exames preventivos.

A campanha "Um Olhar Azul para a Vida" teve o apoio da Etec (Escolas Técnica Estadual) Cel. Fernando Febeliano da Costa, da Unimed Piracicaba, da Unimep, do Laboratório Pasteur, da Associação Amigos do Diabetes e do Lions Clube Piracicaba.

Câmara Saúde Pedro Kawai

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas