
Acervo da Câmara: livro de posturas traz retrato da Piracicaba do século XIX
PLs tratam da criação do 'Dia do Samba', da obrigatoriedade de dispositivos sonoros em ônibus e da afixação da “Carta de Direitos da Criança e do Adolescente” em escolas
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, promulgou, nesta quarta-feira (16), três projetos de lei aprovados pelo Legislativo, mas que não foram sancionados pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) dentro do prazo legal. Com a perda do prazo pelo chefe do Executivo, coube ao presidente da Casa Legislativa a promulgação das leis, conforme determina a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.
Os projetos de lei 59/2025, da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua"; 63/2025, do vereador André Bandeira (PSDB); e 102/2025, do vereador Edson Bertaia (MDB), tratam, respectivamente, da criação do Dia Municipal do Samba, da obrigatoriedade de dispositivos sonoros em ônibus para auxiliar pessoas com deficiência visual e da afixação da “Carta de Direitos da Criança e do Adolescente” em escolas da rede municipal.
Cultura popular reconhecida - O projeto de lei 59/2025, que agora se tornou a Lei Municipal 10.316, insere no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal do Samba, a ser comemorado anualmente em 2 de dezembro — data em que também se celebra, em nível nacional, esse gênero musical que se tornou símbolo da cultura brasileira. A medida altera a Lei 10.137/2024, que trata do calendário municipal de eventos, e visa valorizar os artistas, grupos e manifestações populares ligadas ao samba em Piracicaba.
A proposta destaca a importância do samba como patrimônio cultural e menciona figuras relevantes ligadas ao ritmo, como Deolinda Madre, a madrinha Eunice, piracicabana que fundou a primeira escola de samba da capital paulista, a Lavapés. O projeto ressalta que Piracicaba é celeiro de manifestações culturais, com expressões que vão do samba de roda ao pagode.
Mais acessibilidade no transporte público - Já o projeto de lei 63/2025 -- a Lei Municipal 10.317 -- trata da inclusão de pessoas com deficiência visual no transporte público, instituindo a obrigatoriedade de instalação de dispositivos sonoros internos nos ônibus da cidade. Os equipamentos deverão informar os locais de parada e os próximos destinos de forma clara e audível.
As empresas concessionárias terão o prazo de 12 meses, a contar da publicação da lei, para se adequarem à exigência. A proposta segue diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão e da Lei 10.098/2000, que garantem o direito à acessibilidade. O objetivo é promover a autonomia e a segurança dos usuários com deficiência visual, assegurando o direito de ir e vir com dignidade.
Educação em direitos - O terceiro projeto promulgado, de 102/2025 - a Lei Munciipal 10.318 --, determina que todas as escolas da rede pública municipal afixem a "Carta de Direitos da Criança e do Adolescente" em locais de ampla circulação. O texto deve ser claro, acessível e adequado às faixas etárias atendidas, com conteúdo baseado na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei Orgânica do Município.
A medida busca promover a conscientização das crianças e adolescentes sobre seus direitos, contribuindo para a formação cidadã, a prevenção de violações e o fortalecimento de uma cultura de respeito e proteção dentro do ambiente escolar.
Acervo da Câmara: livro de posturas traz retrato da Piracicaba do século XIX
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Solenidade cívica celebra os 93 anos da Revolução Constitucionalista
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)