EM PIRACICABA (SP) 17 DE JUNHO DE 2021

Árvores no entorno da Câmara passarão por serviço de manutenção

Execução foi autorizada após avaliação do setor técnico da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente)




Toque na imagem para aumentar

Gilmar Rotta acompanhou os técnicos da Sedema na avaliação das árvores

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


As árvores no entorno dos prédios (principal e anexo) da Câmara Municipal de Piracicaba passarão por serviço de manutenção a partir de sexta-feira (18) até o domingo (20). A execução foi autorizada após avaliação do setor técnico da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que identificou problemas que ameaçam, também, a estrutura da Igreja São Benedito, patrimônio histórico-cultural do Município.

A empresa contratada iniciará os trabalhos no estacionamento do Legislativo, onde um jequitibá localizado próximo a um portão, além de correr o risco de queda, a raiz está danificando o entorno da calçada e da estrutura da igreja. A árvore também cria problemas de acessibilidade, comprometendo a mobilidade de quem utiliza cadeira de rodas, identificado por participantes do projeto “Câmara Inclusiva”.

No sábado (19), será o dia com o trabalho mais pesado, de remoção e destocamento, serviço realizado para plantio de novas mudas. Ao total, serão suprimidas seis árvores, todas com autorização da Sedema, e três delas serão substituídas. No domingo, será feita a poda na copa das árvores, principalmente da rua São José, que estão com galhos quebrados, mortos, e com perigo de queda em pedestres e veículos. 

“Os técnicos da Sedema foram diversas na Câmara, a pedido o presidente Gilmar Rotta, com o objetivo de fazer a avaliação e, a partir disso, foi autorizada que algumas árvores sejam cortadas”, explica Ludmar Antonio Romanini, diretor de Departamento de Ecossistema da pasta.

Por conta da alta demanda de trabalho na Prefeitura, o que demoraria para a realização do serviço na Câmara, a presidência da Casa decidiu em contratar uma empresa à parte, credenciada na secretaria municipal, para realizar o serviço. “Esse procedimento é muito comum e também é possível à iniciativa privada, inclusive ao cidadão, mas é necessário obter a autorização antes”, enfatizou Romanini. Ele informou que existem em torno de 30 profissionais habilitados pela Sedema.

“A principal questão que avaliamos é a saúde da árvore, mas é claro que também levamos em conta se ela está danificando algum imóvel”, disse Romanini, ao ressaltar o cuidado, no caso de uma árvore específica da Câmara, que, além de não estar saudável, afeta a Igreja São Benedito.

HISTÓRICO – A avaliação dos profissionais da Sedema iniciou na Câmara em agosto de 2019, desde que estiveram pela primeira vez para verificar as espécies com necessidade de extração, poda ou substituição. A necessidade de análise da saúde das árvores foi identificada quando a empresa especializada na dedetização periódica dos ambientes da Câmara diagnosticou infestação subterrânea de cupim de solo nos dois prédios, em função das árvores localizadas nas calçadas. 

Na ocasião, o presidente da Câmara acionou o então secretário de Defesa do Meio Ambiente, que designou os profissionais para acompanharem os procedimentos. Internamente, os trabalhos estão sendo acompanhados pela agente administrativa Lais Paroli, do setor de Compras do Departamento de Administração. 

“Para os casos em que a extração for inevitável, solicitaremos que o Viveiro Municipal nos indique quais são as árvores mais adequadas, contribuindo para minimizar o impacto ambiental”, disse o presidente Gilmar Rotta, em 3 de maio, dia da última visita da Sedema na Câmara.

Câmara Legislativo Meio Ambiente

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas