
Vereador apoia validação de encaminhamento médico particular pelo SUS
Presidente da Abrame, entidade nacional, Fátima Braga será entrevistada nesta quarta-feira (11), a partir das 17h.
Mãe de um filho que tem AME, tipo 1, Fátima é presidente da Abrame
Para marcar a Semana Municipal de Conscientização da AME (Atrofia Muscular Espinhal), o programa Parlamento Aberto realiza nesta quarta-feira (11), a partir das 17h, live em seu perfil no Instagram com Fátima Braga, presidente da Abrame, principal associação no Brasil que atua para divulgar doença neuromuscular degenerativa de origem genética.
Mãe de dois filhos, o mais novo nasceu com AME tipo I, Fátima é ativista da causa e participou da elaboração da lei de biossegurança, além de ter lutado pela incorporação no SUS do primeiro medicamento para tratar a doença, na elaboração de guia sobre a doença no País e da audiência pública da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) sobre a AME.
A entrevista marcará a semana municipal instituída em Piracicaba pela lei 9.462/2020, proposta pelo vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade) a partir do projeto de lei 127/2020. “O evento tem como objetivo esclarecer sobre os sinais que caracterizam a doença bem como conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce”, aponta o vereador, que também é médico.
Instituído em âmbito federal, 8 de agosto é o Dia Nacional da Pessoa com AME e, para acompanhar esse momento de discussão sobre a doença, o vereador apresentou a proposta que também tem o objetivo de estimular pesquisas e expor avanços técnicos-científicos no tratamento, além de apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade em auxilio às pessoas com AME.
Agosto foi proposto como o “mês de conscientização” sobre a doença pela Aliança Brasileira pela Atrofia Muscular Espinhal e também é conhecido entre as famílias para o “acender de velas” em memória de todos que partiram em razão da AME e onde simbolicamente se mantém acesa a chama da esperança por dias melhores.
“Sem dúvida é uma data muito significativa para toda a comunidade de AME no Brasil e a semana representa um novo marco municipal”, aponta o vereador.
Vereador apoia validação de encaminhamento médico particular pelo SUS
Vereador destaca trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Moradores do bairro Pau d'Alho têm reivindicação atendida
Vereador cobra reforma de unidade de saúde no bairro Jupiá
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Projeto de lei cria Dia da Conscientização sobre Síndrome de Edwards
Câmara aprova alteração em regras para licença de vereadores
Vereador solicita informações sobre falta de materiais odontológicos
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Vereador indica melhoria da segurança no entorno do Engenho Central
Benedito Gianetti Jr. será homenageado pela Câmara
Vereador questiona morosidade na entrega de documento de fibromialgia
Moradores do Jardim Esplanada reclamam de imóvel abandonado
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral