EM PIRACICABA (SP) 14 DE DEZEMBRO DE 2021

Audiência pública na Câmara sobre ciclofaixas será nesta quarta (15)

Iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, evento acontece no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”




Toque na imagem para aumentar

Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade É Sua", é autora do requerimento

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A audiência pública sobre a criação de ciclofaixas e ciclovias no Município, convocada pela Câmara Municipal de Piracicaba, acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. A iniciativa é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, que apresentou o requerimento 1041/2021, aprovado durante a 47ª reunião ordinária, realizada no dia 25 de novembro.

O requerimento foi apresentado apenas alguns dias depois de mais uma morte de ciclista na cidade, ocorrida na manhã de 22 novembro, na avenida Luciano Guidotti, “quando foi atingido por um ônibus”, informou. O requerimento é assinado pelos vereadores Ana Pavão (PL), Thiago Ribeiro (PSC) e Zezinho Pereira (DEM), e foi aprovado por 19 votos favoráveis.

No texto do requerimento, a vereadora aponta que a avenida Luciano Guidotti, “de grande movimento de veículos”, não conta com ciclofaixas “que garantam a segurança dos cidadãos” e lembrou que, em abril deste ano, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes) apresentou o projeto CicloVidas, que tem catalogado 400 quilômetros de vias que podem ser convertidas para uso de ciclistas e que pretende implantar 10 km de ciclofaixas ao ano, com valor estimado de R$ 30 milhões a ser aplicado em quatro anos.

Neste ano, o projeto CicloVidas realizou uma pesquisa, entre os dias 15 a 31 de maio, sobre o uso de bicicletas no Município, da qual participaram 3.263 pessoas e cujos resultados demonstraram o interesse dos cidadãos em ampliar e melhorar a mobilidade sustentável na cidade.

A pesquisa apontou que melhorias e expansão na infraestrutura do sistema cicloviário são fatores importantes para incentivar o uso de bicicleta. Setenta por cento dos participantes que não são usuários frequentes de bicicletas afirmaram que a usariam mais se a malha cicloviária fosse ampliada, sendo que 79,2% gostariam de usá-la em suas atividades diárias e 37,6% responderam que não utilizam a bicicleta, pois a rota diária não possui ciclovias ou ciclofaixas.

A vereadora observa que o Executivo está em processo de elaboração de uma nova revisão do Plano Municipal de Mobilidade, aprovado há 15 anos.

O requerimento convoca representantes da Prefeitura, entre eles os titulares da Semuttran, de Governo, do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), de Obras, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e também representantes da sociedade civil, como a ONG MaisCiclovias e a especialista em ecologia aplicada, Mirian Stella Rother.

A audiência também poderá contar com a presença de participantes no Salão Nobre e terá transmissão pela TV Câmara, pelos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo/Fibra, além das mídias sociais oficiais do Legislativo no Facebook e Youtube.

Trânsito e Transportes Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas