
10ª edição da Ação de Empregabilidade reúne mais de duas mil pessoas
Audiência pública convocada pela Comissão de Finanças é a primeira atividade do cronograma de avaliação da LDO pela Câmara
Audiência pública sobre a LDO 2026 será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba e redes sociais do Poder Legislativo
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta quarta-feira (4), às 19 horas, no Plenário “Francisco Antonio Coelho”, a primeira audiência pública para discussão do projeto de lei nº 100/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2026. A audiência foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, que é composta pelos vereadores Josef Borges (PP), presidente, Rafael Boer (PRTB), relator e André Bandeira (PSDB), membro, através do requerimento nº 450/2025.
O projeto prevê receitas totais para o município, no ano que vem, no valor de R$ 3.213.033.000, num cenário de crescimento de 1,70% do PIB (Produto Interno Bruto); de taxa de juros a 12,50%; de dólar a R$ 5,08; e de inflação em 4,40%.
Estão convocados para prestar esclarecimentos sobre a LDO o procurador-geral do Município, Marcelo Magro Maroun; a secretária de Finanças, Karla Lovato Pelizzaro; o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Pereira da Silva; o presidente do Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores Municipais), Antônio Carlos Schiavon; e o diretor-executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Renato de Albuquerque Ferreira. O prefeito Hélio Zanatta (PSD) foi convidado, assim como representantes da sociedade civil.
Cronograma – A realização da audiência pública está prevista como obrigatória pela Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de dar transparência e garantir a responsabilidade dos agentes públicos na execução das receitas e despesas previstas para o município a cada ano. A LDO serve como parâmetro à elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), que detalha o uso dos recursos públicos para o próximo exercício financeiro. Essas leis compõem, com o PPA (Plano Plurianual) – referente ao planejamento para o período de quatro anos - as três peças orçamentárias em que se baseia a gestão financeira da cidade.
A audiência pública convocada pela Comissão de Finanças é a primeira atividade do cronograma de avaliação da LDO pela Câmara. Os vereadores terão prazo até a quarta-feira seguinte, dia 11, para protocolo de emendas. A segunda audiência pública será realizada no dia 17 de junho, às 19 horas, por convocação da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), para discussão sobre as eventuais emendas apresentadas. Já a votação do projeto pelo Plenário está prevista para acontecer em reuniões extraordinárias que serão realizadas no dia 26 de junho, após a reunião ordinária.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo); e, também, por meio do YouTube e Facebook da Câmara.
10ª edição da Ação de Empregabilidade reúne mais de duas mil pessoas
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Unidade de eventos fitness é inaugurada na Avenida Piracicamirim
Estudos para asfaltamento da Estrada do Godinhos foram iniciados, diz Obras
Evento gratuito oferece vagas de emprego e conecta candidatos a empresas
Vereador cobra limpeza urgente no entorno do Fórum de Piracicaba
Vereador cobra solução para falhas elétricas na região do Campestre
Audiência pública discute asfaltamento de duas vias na região do Mário Dedini
Vereador participa da reinauguração da Casa de Passagem em Piracicaba
Vereador faz visita a empresa
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba