EM PIRACICABA (SP) 04 DE MARÇO DE 2022

Auxiliares de limpeza demitidas cobram pagamento de benefícios

Trabalhadoras afirmam que empresa terceirizada contratada pela Prefeitura ainda não quitou valores referentes a vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição




Toque na imagem para aumentar

Cássio Fala Pira e o grupo de trabalhadoras, em reunião nesta sexta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Auxiliares de limpeza terceirizadas da Prefeitura reclamam que a empresa com a qual tinham contrato ainda não pagou valores a que alegam ter direito ao serem demitidas. Um grupo de sete mulheres buscou, nesta sexta-feira (4), a intermediação do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), para resolver o impasse.

Segundo as trabalhadoras, a Works Construção e Serviços, com escritório no Jardim Nova América, ainda não quitou valores pendentes relacionados a vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição. A situação, dizem, atinge um grupo de pelo menos 40 ex-funcionárias que fizeram a homologação da rescisão no sindicato da categoria, no último dia 14.

"O aviso prévio terminou em 21 de janeiro, fomos no dia 14 fazer a homologação e até o dia 24 deveriam ter depositado o vale-alimentação, o vale-refeição e o passe", relatou Rute Navas. "Falaram que depositariam em 10 dias, mas não temos data para receber", completou, de posse dos documentos da rescisão do contrato de trabalho.

As auxiliares de limpeza atuavam em diferentes postos da rede de saúde de Piracicaba, como unidades básicas e de pronto-atendimento, Centro Especializado da Saúde da Mulher e Central de Ortopedia e Traumatologia. Mantiveram vínculos empregatícios que variam de 1 ano e 11 meses a 6 anos e 7 meses.

Na conversa com o grupo, na sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo da Câmara, Cássio Fala Pira apontou a necessidade de analisar caso a caso para verificar se os valores que o grupo requer correspondem ao tempo de trabalho na empresa. Ele propôs agendar uma reunião entre as trabalhadoras e a direção da Works.

"Vamos escutar o lado deles, o importante é resolver a situação de vocês. Se essa empresa não estiver em dia com seus funcionários, vou cobrar, chamar o responsável pelo contrato na Prefeitura. Alguém tem que pagar essa dívida a vocês", disse o vereador, que destacou seu gabinete para acompanhar o andamento do caso.

O grupo de auxiliares de limpeza que participou da reunião foi formado por Rute Navas, Jussara Roberta, Fernanda Alves, Monica Silva, Célia Sorse, Noemi Meloni e Tais Martiniano.

Emprego e Renda Cassio Luiz

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas