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Em audiência pública realizada pelo vereador Cássio Fala Pira, moradores da região mostraram descontentamento com a falta de planejamento para as obras na rodovia
Audiência pública para debater transito na rodovia Geraldo de Barros durante obras para construção de viadutos
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba realizou na noite desta quarta-feira (23), audiência pública para discutir e debater soluções viárias a fim de melhorar a segurança no trânsito e minimizar engarrafamentos decorrentes de obras em andamento na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304). As intervenções são necessárias para a construção de dois viadutos, sendo um na altura do quilômetro 169, em Santa Teresinha, e outro na altura do 171, na Balbo. A audiência foi proposta pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, por meio do requerimento 307/2025, que também é assinado pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante).
Durante a audiência, os moradores da região puderam expor suas dificuldades em relação ao transito caótico no trecho urbano das obras, principalmente nos horários de pico, e ainda apresentaram sugestões. Foi deliberado que as propostas serão avaliadas tecnicamente e será verificada a possibilidade de implementação de cada uma delas. Foram apresentadas sugestões de rotas alternativas para desvio do trânsito, solicitada a presença de agentes de trânsito no local das obras, colocação de cascalho em estradas vicinais, uso do acostamento como faixa adicional, instalação de iluminação em vias alternativas e no próprio trecho da obra para garantir a segurança dos motoristas, além da abertura de acessos aos bairros enquanto as obras não avançam, entre outras.
Cássio Fala Pira afirmou que as propostas serão encaminhadas para o Executivo, para a Concessionária Eixo, para a Policia Rodoviária e demais órgãos envolvidos para avaliação técnica. "Após essa etapa, daremos as respostas para a população do que é viável ser feito ou não. Mas continuaremos aceitando sugestões. Também teremos mais reuniões e, se necessário, outra audiência pública", disse. O parlamentar acrescentou também que cada uma das autoridades presentes precisa ter comprometimento de fazer o que é de sua responsabilidade.
Participaram do encontro pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, o secretário Luciano Celêncio, o secretário-executivo, Paulo Sérgio Ferreira, o gerente Evandro Oriano Sotto, e o superintendente Eliezer de Castro, além do secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair de Melo. Participaram também os vereadores Zezinho Pereira (União Brasil), Fábio Silva (Republicanos), Felipe Jorge Dário (Solidariedade), o Felipe Gema, Pedro Kawai (PSDB) e Rafael Boer (PRTB). Também estiveram presentes o engenheiro João Dimas Chaim Aboude e o tenente Gabriel, comandante da Policia Militar Rodoviária de Piracicaba.
VEREADORES - No início da audiência, Cássio Fala Pira exibiu vídeos mostrando o impacto negativo das obras, como a queda no comércio local, uso irregular de rotas de fuga e insegurança por parte de motoristas e moradores. Ele afirmou que moradores relataram situações de congestionamentos que chegam a durar até três horas em horários de pico.
Em suas falas iniciais, os vereadores destacaram a relevância da obra e, ao mesmo tempo, apontaram a necessidade de planejamento e medidas para mitigar os impactos no trânsito da região. O vereador Gustavo Pompeo enfatizou que, embora a execução dos dispositivos previstos na obra seja uma obrigação contratual, é essencial pensar primeiramente na organização do fluxo viário e no planejamento estratégico antes de iniciar qualquer intervenção na rodovia.
Zezinho Pereira lembrou que a obra é um antigo anseio da população de Piracicaba, e ressaltou que, neste momento, é fundamental pensar em alternativas que ajudem a desafogar o trânsito. Entre suas sugestões, ele destacou a melhoria das estradas da área rural como possível via de escoamento do tráfego, além da ampliação dos acostamentos como apoio.
Fábio Silva reforçou a importância de soluções imediatas, propondo a intensificação da atuação de agentes de trânsito no trecho em obras.
Para o vereador Rafael Boer, os dispositivos em construção representam um ganho significativo para a cidade e região. O parlamentar defendeu um melhor planejamento e sugeriu ações como a presença de agentes de trânsito na avenida Brasília, além da reavaliação dos semáforos como forma de contribuir para a fluidez do tráfego.
Felipe Gema comentou sobre a importância do acompanhamento da execução das obras. Ele defendeu que os trabalhos sejam realizados com segurança e que haja coordenação entre os envolvidos para garantir o cumprimento dos prazos.
O ex-vereador Acácio Godoy destacou a importância de ouvir a comunidade, que convive diariamente com os impactos da obra e conhece as especificidades locais. Para ele, é essencial que as soluções propostas tenham como prioridade a preservação de vidas e o acesso a serviços essenciais, como ambulâncias. Paulo Campos, também ex-vereador, questionou se houve estudos prévios para a definição de rotas alternativas. .
O engenheiro João Dimas reforçou a necessidade de que rotas de escape fossem implantadas e testadas antes do início das obras e sugeriu que o projeto inclua soluções como o uso parcial do acostamento, engenharia reversa e iluminação adequada nos trechos em obras.
Por fim, o vereador Pedro Kawai afirmou que, embora a obra traga avanços importantes, o momento é de buscar soluções que reduzam os transtornos enfrentados pelos cidadãos. Ele acredita que se o Anel Viário tivesse sido construído antes, parte dos problemas atuais poderia ter sido evitada.
MORADORES - Fernanda Oliveira, moradora do Vale do Sol, compartilhou sua rotina. “Antes das obras na rodovia eu saía às 6h30 de casa para deixar meus filhos às 7h na escola, no Sesi do Mário Dedini. Agora tenho que sair às 5h30. Acordo às 4h. Percorro 30 km a mais por dia. Meu gasto com combustível subiu de um tanque por mês para dois e meio”, afirmou.
Glaucia Fernanda Vieira, dona de um estabelecimento comercial na região, afirmou que o movimento caiu mais de 50% em sua loja. "O acesso ao bairro está bloqueado, só que vejo que ninguém trabalha na obra. Se não for fazer nada nesse acesso agora, que reabram”.
Regiane Reis, condutora escolar, apontou que já dispensou alunos do bairro São Matheus por não consiguir mais entrar no bairro. "É um total descaso”, disse. Thiago Aparecido Ribeiro, morador do bairro Vila Sônia, classificou a situação atual como consequência da falta de planejamento de administrações passadas.
A professora Rosemeire de Paula, de Artemis, sugeriu a ampliação de linhas de ônibus. Wagner Mendes destacou que os problemas de engarrafamentos na região já existiam antes mesmo das obras. “O trecho já era um caos antes das obras. Não vejo o pessoal da Eixo trabalhando. Precisamos trazer a Eixo e sentar com eles para uma solução. Para que fechar a rotatória da Balbo se não está fazendo nada lá? A situação está insuportável”, disse.
Gabriel Gozzo, outro morador da região, fez uma série de questionamentos durante sua fala. “O Executivo cobrou o planejamento da Eixo para o tráfego no local? Há um plano de obras com entrega e conclusão? Piracicaba está ciente dos trabalhos da Eixo? Qual a posição do Executivo e da Eixo diante do caos? Existe possibilidade de embargo da obra?”, indagou. Paulo Vilas Boas, também morador, disse ser a favor do embargo da obra.
Durante a audiência, foram feitas críticas à ausência de representantes da empresa Eixo, responsável pelas obras, e o vereador Cássio Fala Pira confirmou o encaminhamento do convite para a Concessionária.
No final da audiência, o vereador Cássio Fala Pira anunciou ainda que marcará uma reunião com o Ministério Público para garantir que sejam tomadas providências. "O objetivo é evitar uma tragédia anunciada naquela região", disse.
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