EM PIRACICABA (SP) 01 DE JULHO DE 2025

Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças

Vereadora Rai de Almeida manifesta solidariedade às parlamentares da Alesp alvo de violência política e de gênero




Toque na imagem para aumentar

Moção de Apoio de Rai de Almeida é aprovada em solidariedade às deputadas da Alesp ameaçadas por violência política e de gênero.

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Durante a 38ª Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou a moção de apoio 132/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), em solidariedade às 24 deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que receberam ameaças de morte e estupro no dia 31 de maio de 2025.

No documento, a vereadora expressa apoio às parlamentares que denunciaram o ataque, de caráter misógino, racista e capacitista, como uma tentativa de silenciar as mulheres no maior parlamento estadual do país. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que o caso foi registrado como ameaça, injúria racial e falsa identidade.

Em sua fala, a parlamentar destacou a importância de denunciar toda forma de violência política de gênero, ressaltou a crueldade das ameaças sofridas pelas deputadas e defendeu que o Estado investigue e puna os responsáveis. A vereadora também relembrou que ela própria já recebeu ameaças e reforçou a necessidade de proteger mulheres que ocupam espaços de poder. Assista a justificativa completa da vereadora no vídeo acima.

Institucional Rai de Almeida

Texto:  Andressa Braz
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas