
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Moção de Aplausos, de autoria do vereador Thiago Ribeiro à escola estadual Barão do Rio Branco, foi aprovada na noite desta segunda-feira (7)
"Tudo começou em 17 de julho de 1895, quando a pedra fundamental da escola Barão do Rio Branco de Piracicaba (SP) foi assentada em grande festa com banda de música e a presença de toda a Câmara Municipal, autoridades e muitas pessoas do povo".
O trecho citado faz parte da justificativa do vereador Thiago Ribeiro (PSC) ao propor a Moção de Aplausos 32/2022 para esta unidade de ensino do Estado. O documento foi aprovado durante a segunda reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (7).
Em 10 de maio de 1897 começou a funcionar em fase preparatória, sendo que a sua fundação oficial ocorreu em 13 de maio do mesmo mês. Ao completar 20 anos, o governador do Estado decretou a mudança de nome do Grupo Escolar, homenageando o importante diplomata brasileiro José Maria da Silva Paranhos Júnior, o ‘Barão do Rio Branco’.
O grupo escolar de Piracicaba (SP), destaca o parlamentar, "foi construído seguindo projetos de autoria dividida entre os arquitetos Ramos de Azevedo, que desenvolveu as plantas tipo inicialmente para o Grupo Escolar de Campinas, e o arquiteto Victor Dubugras, autor das fachadas".
REFORMA - A primeira intervenção sofrida pelo edifício ocorreu em 1908 e 1909, quando foi retirado o telhado de zinco e substituído por telhas francesas. Na fachada principal e nas laterais, os frontões foram retirados e alguns elementos estéticos eliminados. A platibanda passou a ser contínua e o desenho em relevo que dava continuidade a estes frontões foi repetido em série.
Em toda a extensão das fachadas ainda há ornamentos, tais como rosáceas quadrilobadas e gárgulas caninas. Por volta de 1918 foi feita uma reforma para reforço estrutural, pois o edifício corria o risco de desabar.
Na década de 1950, o Departamento de Obras Públicas do Estado promoveu a principal reforma ocorrida no edifício. Consta neste projeto, executado, a ampliação de quatro salas de aula, palco para teatro, sanitários para adultos, gabinete dentário, depósito e banheiros para serventes. .
O prédio passou por obras de restauração entre 2009 e 2010 e, entre outras ações, recuperou pinturas murais decorativas originais.
ENSINO - O Barão do Rio Branco oferece ensinos médio e fundamental, possui sala de recursos que atende alunos com dificuldades de aprendizado, laboratórios de informática e ciências, quadra de esportes, sala de leitura.
A honraria será entregue em data a ser agendada pelo gabinete do parlamentar.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Câmara analisa, nesta segunda (5), pacote com seis projetos do Executivo
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Vereador e Semuttran iniciam estudos para readequar trânsito no Bongue
Câmara lamenta a morte do ex-vereador Pedro Cruz
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Câmara sedia Semana Municipal de Criatividade e Inovação
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Palestras a servidores da Câmara abordam ambiente de trabalho
Vereador identifica problemas estruturais em visita à Biblioteca
Vistorias no Bairro Alto e no Nova Iguaçu visam ao fim dos alagamentos
Vereador encaminhará demandas de dois bairros ao Executivo