
Vereador solicita melhorias de sinalização no bairro Paulista
Projeto de lei 302/2019, do Executivo, foi votado em reuniões extraordinárias, na noite desta quinta-feira (28)
A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, em primeira discussão, na 9a reunião extraordinária e, em segunda, na 10a, na noite desta quinta-feira (28), o projeto de lei 302/2019, do Executivo, que trata do Plano Diretor de Turismo do Município. A votação ocorreu por meio virtual devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.
Na justificativa da proposta, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, detalha que, em fevereiro deste ano, a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) realizou um processo licitatório, com recursos do Fundo Municipal de Turismo, para contratação de consultoria com experiência em elaboração de Planos Diretores de Turismo.
O objetivo, na ocasião, foi o de ordenar e planejas políticas públicas que “contribuam efetivamente” para o desenvolvimento da atividade turística no Município. O chefe do Executivo lembra, ainda, que o plano foi finalizado e entregue já com todas as propostas e estratégias definidas para orientação e para o desenvolvimento da atividade do Município.
Ainda na justificativa, o prefeito ressalta que a importância do plano também é em torno da busca de parcerias entre o poder público e entidades privadas que visam organizar a atividade turística.
“O Plano Diretor de Turismo embasa o processo de gestão estratégica do turismo de Piracicaba, seja por meio de iniciativas de gestão pública, de gestão da comunidade organizada ou da iniciativa privada, visando facilitar o acesso e execução de ações próprias ou conjuntas”, avalia.
A proposta passou por consulta das entidades do setor, como o Conselho Municipal de Turismo, e envolve estratégias de curto, médio e longo prazos. De acordo com a Lei Complementar 1.261/2015, do Governo do Estado de São Paulo, o Plano deverá ser atualizado a cada três anos.
NANCY THAME – Presidente das comissões de Agricultura e de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Nancy Thame (PV) elogiou o plano aprovado na Casa e salientou que foram apresentadas três emendas, com o objetivo de aprimorar o texto que será encaminhado à sanção.
Na primeira emenda, a proposta atualizou o plano junto ao Capítulo da Zona Rural do PDM (Plano Diretor do Município), aprovado no final do ano passado. “Estava omitido aqui (no Turismo), mas os planos precisam conversar”, disse. A segunda emenda tratou de prazos e metas. Já a terceira inclui a Igreja de São Benedito como patrimônio da comunidade afro em Piracicaba. “No geral, ficou um excelente plano”, disse.
“Foi feito trabalho pelas comissões de Meio Ambiente e de Agricultura em tempo recorde. Conversei com a secretária da Ação Cultural e do Turismo (Rosângela Camolese) para ver como foi estruturado. As considerações que fizemos acabaram atendendo a todos”, salientou.
Vereador solicita melhorias de sinalização no bairro Paulista
Vereador solicita iluminação em área de lazer no bairro Água Branca
Vereador acolhe demanda de empresários por mais segurança
Vereador destaca 8ª Ação de Empregabilidade na geração de 250 vagas
Letícia Françoso é homenageada pela luta por pessoas com deficiência
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Vereador visita novo espaço para funcionamento do Centro Pop
Vereador prestigia festa pela instalação de parque infantil em praça
Câmara exalta legado de Benedito Giannetti pelo amor ao automobilismo
Entidades fazem apelo para pessoas físicas destinarem IR ao Fumdeca
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Vereador indica melhoria da segurança no entorno do Engenho Central
Câmara vota instituição da Frente Contra o Pedágio nesta quinta (3)
Vereador solicita limpeza e manutenção em praça no Bairro Alto
Vereador pede melhorias para estacionamento no São Francisco/Taquaral