
Vereador comenta pedido de melhoria para a rodovia SP-304
Reunião solene será realizada nesta terça-feira (19), às 19h30, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges"
Solenidade vai homenagear 10 personalidades da capoeira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Punida com prisão no século 19, a prática da capoeira, nesta terça-feira (19), às 19h30, vai render homenagens da Câmara Municipal de Piracicaba, quando será realizada a reunião solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e entrega da Medalha Mestre Cosmo, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. As homenagens são estabelecidas pelos Decretos Legislativos 32/2017 e 46/2017, este que tem como um dos autores o vereador Paulo Campos (Podemos) e a solenidade atende ao requerimento 684/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP).
De acordo com os documentos, o Dia do Capoeirista foi instituído com o intuito de homenagear essa expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por escravizados africanos trazidos ao Brasil, que também representa a resistência à escravidão. Antes considerada criminosa, inclusive com a prática banida no século 19, a capoeira foi reconhecida oficialmente, em 1972, como esporte autenticamente nacional e, em 2008, como patrimônio da cultura do País.
Nesse mesmo contexto da prática da capoeira em Piracicaba, a medalha Mestre Cosmo tem o objetivo de exaltar a figura de Claudival da Costa. O mestre piracicabano nasceu em 1955 e os frutos do trabalho que desenvolveu, ao ensinar a capoeira na cidade e espalhar a expressão pelo País e até mesmo fora, são reconhecidos até hoje. Tido como exemplo de “mestre-cidadão”, Mestre Cosmo também sempre deu muito valor ao conhecimento da história da capoeira, através de documentações históricas, estudos práticos e evolução do ritual, técnica e recursos. O legado de Mestre Cosmo, como referência da capoeira piracicabana, é exaltado através da medalha, que homenageia os mestres capoeiristas da cidade.
Na reunião solene desta terça-feira (19), serão 10 homenageados: Alessandro Viera Santos, contramestre Dentinho Baiano; Alexandre Rodrigues Freire; Cláudio José da Silva; Edson Camargo, mestre Saruê (In Memoriam); Jamerson Claudino de Barros, Mestre Babuíno; Leandro Leite, mestre Negão; Lúcia Helena Silveira; Marcos Vinicius Farias, mestre Marquinhos; Reginaldo Reges Sampaio Antônio e Sândio de Oliveira Gomes, Professor Cheiroso.
A solenidade é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara.
Vereador comenta pedido de melhoria para a rodovia SP-304
Aos 69 anos, morre o ex-vereador Lair Braga
Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania
Vereador recorre a deputados estaduais para reforçar o setor esportivo
Relatório sobre ‘transgressões do prefeito’ será apresentado em sessão
Vereador apresenta projetos e ações a deputado estadual
PL para campanha contra bullying e pedofilia avança para 2ª discussão
Vereadores defendem aprovação de emendas à proposta da LDO de 2024
Câmara aprova dois votos de congratulações na 51ª Reunião Ordinária
Vereador defende projeto para oferecer kit lanche a pacientes da Saúde
Conselho Municipal da Mulher terá indicada da Patrulha Maria da Penha
Vereador destaca oferta de serviços na 5ª edição do Pira nos Bairros
Frente parlamentar quer reforçar diálogo com pessoa autista e família
Projeto que autoriza técnica ABA em escolas é aprovado pela Câmara
Educadora será homenageada com o título de "Cidadã Piracicabana"