
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Reunião solene será realizada nesta terça-feira (19), às 19h30, no Salão Nobre "Helly de Campos Melges"
Solenidade vai homenagear 10 personalidades da capoeira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Punida com prisão no século 19, a prática da capoeira, nesta terça-feira (19), às 19h30, vai render homenagens da Câmara Municipal de Piracicaba, quando será realizada a reunião solene em comemoração ao Dia do Capoeirista e entrega da Medalha Mestre Cosmo, no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”. As homenagens são estabelecidas pelos Decretos Legislativos 32/2017 e 46/2017, este que tem como um dos autores o vereador Paulo Campos (Podemos) e a solenidade atende ao requerimento 684/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP).
De acordo com os documentos, o Dia do Capoeirista foi instituído com o intuito de homenagear essa expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por escravizados africanos trazidos ao Brasil, que também representa a resistência à escravidão. Antes considerada criminosa, inclusive com a prática banida no século 19, a capoeira foi reconhecida oficialmente, em 1972, como esporte autenticamente nacional e, em 2008, como patrimônio da cultura do País.
Nesse mesmo contexto da prática da capoeira em Piracicaba, a medalha Mestre Cosmo tem o objetivo de exaltar a figura de Claudival da Costa. O mestre piracicabano nasceu em 1955 e os frutos do trabalho que desenvolveu, ao ensinar a capoeira na cidade e espalhar a expressão pelo País e até mesmo fora, são reconhecidos até hoje. Tido como exemplo de “mestre-cidadão”, Mestre Cosmo também sempre deu muito valor ao conhecimento da história da capoeira, através de documentações históricas, estudos práticos e evolução do ritual, técnica e recursos. O legado de Mestre Cosmo, como referência da capoeira piracicabana, é exaltado através da medalha, que homenageia os mestres capoeiristas da cidade.
Na reunião solene desta terça-feira (19), serão 10 homenageados: Alessandro Viera Santos, contramestre Dentinho Baiano; Alexandre Rodrigues Freire; Cláudio José da Silva; Edson Camargo, mestre Saruê (In Memoriam); Jamerson Claudino de Barros, Mestre Babuíno; Leandro Leite, mestre Negão; Lúcia Helena Silveira; Marcos Vinicius Farias, mestre Marquinhos; Reginaldo Reges Sampaio Antônio e Sândio de Oliveira Gomes, Professor Cheiroso.
A solenidade é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 11.3 UHF, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Câmara.
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini