
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Quando começar a sessão, qualquer pessoa pode ter acesso à íntegra de todas as matérias e ofícios que deram entrada na Casa
Chefe do Departamento Legislativo, Mariane Pereira, lembrou que a Câmara tem obrigação de dar publicidade a todos os documentos que dão entrada na Casa
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Com o objetivo de ampliar o atendimento ao princípio constitucional da publicidade, a Câmara Municipal de Piracicaba passou a disponibilizar os documentos do Expediente das sessões para consulta on-line no site do Poder Legislativo. O Expediente contempla a leitura, no início das reuniões legislativas, de todos os documentos que dão entrada na Casa, por obrigação regimental. Agora, quando começar a sessão, qualquer pessoa pode ter acesso à íntegra dessas matérias e ofícios.
A iniciativa partiu do Departamento Legislativo da Câmara, com a ideia de um dos servidores mais antigos do setor, Sandro Alves Silveira, como mais uma ação do legislativo piracicabano. A intenção foi aprimorar a publicidade desses documentos, já que a leitura no Expediente acaba se resumindo ao número e à autoria, o que prejudica o conhecimento do conteúdo de cada matéria. “A Câmara tem a obrigação de dar ciência às pessoas de tudo o que deu entrada na Casa”, explicou a chefe do Departamento Legislativo, Mariane Pereira. “No passado, a leitura na sessão era a única forma de comunicação. Mas hoje, podemos fazer de forma diferente”, afirmou.
Com a nova funcionalidade, quando o presidente da Casa fizer a leitura do Expediente na reunião legislativa, os documentos já estarão disponíveis no site para consulta. Basta clicar na aba “Legislação” e em seguida no botão “Sessões”. Então é só escolher a sessão que deseja consultar e clicar em “Expediente”. No espaço, estarão disponíveis todos os documentos protocolados até às 17 horas, quando fecha o setor de protocolo, antes do início da sessão. Tratam-se de correspondências recebidas pela Casa, proposituras que iniciaram a tramitação, ofícios, indicações, comunicações enviadas pelo Poder Executivo e pelo Tribunal de Contas, entre outras matérias.
Outra funcionalidade é que, ao consultar o documento, o usuário do site também já tem acesso aos desdobramentos daquele item, como as respostas recebidas pela Casa e outros arquivos, disponíveis em formato PDF. “Isso é um avanço para a instituição porque é útil para a população, para o vereador e para a assessoria”, avaliou Mariane. Ela contou que, antes dessa inovação, quando alguém solicitava um documento, era necessário tirar cópia, já que nem todos os documentos que davam entrada ficavam disponíveis no sistema, e os que ficavam, seriam disponibilizados apenas no dia seguinte.
No site, o usuário já tem acesso à Ordem do Dia, que contém as matérias aptas à deliberação em cada sessão, com 24 horas de antecedência à reunião, além da Ata e do Relatório de Votação, que ficam disponíveis ao término da sessão. O site da Câmara Municipal de Piracicaba é https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/.
Presidente da Câmara debate projetos a empreendedores e comércio ambulante
Presidente da Câmara discute políticas públicas voltadas ao autismo
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Tragédia anunciada: ponte com risco de desabamento preocupa moradores
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares
Câmara analisa solicitações de audiências públicas para debater orçamento
Acervo histórico digital da Câmara disponibiliza ofícios datados de 1839 a 1855
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município