
Em visita a siderúrgica, vereador discute projetos e empregabilidade
Ato teve entrega de quadro do ex-presidente Matheus Erler
Nova galeria está exposta no hall do Salão Nobre Helly de Campos Melges
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A galeria de ex-presidentes do Legislativo Piracicabano, acompanhada de sistema de QR Code para acesso às informações de quem são os ex-parlamentares na história da Câmara, foi entregue nesta sexta-feira (18), no hall de acesso ao Salão Nobre Helly de Campos Melges. O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Documentação e Transparência.
A galeria contempla todos os vereadores que presidiram a Câmara, desde 1948 (após o período conhecido como Estado Novo). Desde então, 30 parlamentares ocuparam a presidência. Segundo o presidente Gilmar Rotta (CID), desde o início do seu mandato na presidência, a busca é pelo resgate histórico da galeria. Para ele, trata-se de uma forma de valorizar os que contribuíram no fortalecimento e construção do Legislativo. “O nosso desafio é sempre o de cumprir todos os pilares do programa Parlamento Aberto: transparência pública, educação para a cidadania, participação popular, inovação e tecnologia”, reforçou o presidente.
Na ocasião, aconteceu o descerramento do quadro da pintura de Matheus Erler (PSDB), que presidiu a Câmara nas gestões 2015 /2016 e 2017-2018. Ele estava acompanhado do atual presidente, Gilmar Rotta (CID), do vice-presidente Pedro Kawai (PSDB), das vereadoras Nancy Thame (PV) e Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), além de André Bandeira (PSDB) e Marcos Abdala (REP).
Erler, que é formado em direito pela Unimep e teve dois mandatos como vereador na Câmara, de 2013 a 2020. Ao agradecer a homenagem, ele lembrou das ações que marcaram a sua atuação na presidência, como a devolução de recursos ao Executivo, fruto de economia nas duas gestões, como ainda a votação para o congelamento dos vencimentos dos vereadores, prefeito, vice e secretários. Houve, ainda, a implantação da Escola do Legislativo e a criação do projeto Rumo ao Parlamento Aberto.
“Foram oito anos de muito trabalho e muita luta, na busca por contribuir com a cidade, de ajudar as pessoas de uma forma coletiva”, disse o ex-presidente. Erler acredita que seu mandato foi pautado em “atender as demandas dos que mais precisam” e, ao mesmo tempo, nos quatro anos como presidente, na implantação de iniciativas para que a Câmara estivesse mais acessível e transparente à população. “São coisas que fazem com que as pessoas alcancem suas cidadanias em plenitude”, completou.
Para que o espaço ficasse pronto, o trabalho da equipe do Departamento de Documentação e Transparência começou no ano passado. Primeiro, foram retirados todos os quadros, antes expostos no corredor de acesso à sala da presidência, área de acesso restrito, visitada com maior frequência por autoridades ou cidadãos que procuram o gabinete e possuem reuniões agendadas.
A nova disposição, conforme destaca Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação e Transparência, foi pensada porque o Salão Nobre é um local de alta frequência. “Assim, mais pessoas podem conhecer a história da Câmara e de seus ex-presidentes”, informa, ao lembrar que houve ainda análise da qualidade das pinturas e do estado de conservação das molduras. As obras constatadas com necessidade de restauro passaram por intervenções.
Além de Bruno, participaram das etapas de elaboração da nova galeria a arquivista Giovanna Fenili Calabria e as estagiarias Gabriella Barretto, Eduarda Moretti, Bianca Andrade, Laura Lima e Vitória Melega, além dos ex-estagiários Luana Leite Arcangeleti e Felipe Pasqualino Marques da Silva.
Em visita a siderúrgica, vereador discute projetos e empregabilidade
Vereador participa de evento realizado por operadora de saúde
Aprimoramento de projetos da Câmara repercute em Porto Feliz
Ato lembra Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Demandas do Jd. Brasília são atendidas após vereador solicitar
Câmara recebe visita de idealizadora do "Paradas pro Sucesso"
Tragédia na Boate Kiss, há 10 anos, fez Câmara endurecer leis locais
Vereador acompanha reforma da Escola Municipal Heitor Pompermayer
Indicações pedem manutenção em áreas no Santa Cecília e Jd. Brasília
Vereador verifica demandas em visita à comunidade Renascer
Indicação pede revisão do itinerário da linha de ônibus 101
Moradores se queixam de buracos na rua Moraes Barros
Em resposta a vereador, Prefeitura destaca excepcionalidade do Refis
Intervenção acaba com vazamento de esgoto no Santa Cecília
Moradores do Água Branca pedem intervenção devido a abandono de bosque