EM PIRACICABA (SP) 21 DE OUTUBRO DE 2015

Câmara homenageia cirurgiões dentistas

Solenidade proposta pelo vereador José Antônio Fernandes Paiva contemplou quatro profissionais; além de moção de aplauso do vereador Pedro Cruz ao museu Odontológico.




Toque na imagem para aumentar

Câmara homenageia cirurgiões dentistas

Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT), realizou  na noite desta quarta-feira (21), reunião solene em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista, organizada em conjunto com a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) regional Piracicaba, onde foram homenageados quatro profissionais: Armando César Gumier, Ivan Almeida de Aguiar, Luis Roberto Marcondes Martins e Neusa Maria Ribeiro Fernandes.

A solenidade foi criada de acordo com o decreto legislativo 27/2004, de autoria do ex-vereador Antônio Oswaldo Storel. O evento solene também comportou a entrega da moção de aplauso 166/2015, de autoria do vereador Pedro Cruz (PSDB), ao Museu da Odontologia de Piracicaba pelos 35 anos de fundação, na pessoa do diretor, Reinaldo José Salvego.

O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, familiares e amigos dos homenageados. A solenidade aconteceu nas dependências do salão nobre, "Prof. Helly de Campos Melges", às 20 horas e, foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net, TV Digital, canal 60.4 e, pela rede mundial de computadores, a internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br

Na formação da mesa de honra, o vice-presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PMDB), que na oportunidade representou o autor da propositura, José Antônio Fernandes Paiva (PT) - ausente em função de participação em São Paulo, de assembleia para decidir sobre a greve nacional dos bancários -, além de presidir os trabalhos da noite; a coordenadora de Saúde Bucal, Dirce Valério, representando o secretário municipal de Saúde, Pedro de Mello e o prefeito municipal Gabriel Ferrato (PSDB); vereador Pedro Cruz, que na oportunidade também fez a leitura bíblica; Sandra Aparecida Barroso Furlan, presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD); Cláudio Zambello, ex-presidente da APCD; o chefe de gabinete dentário do Comando do Policiamento do Interior - CPI-9, Raul Fábio Dias dos Santos, em representação ao Comandante do Décimo Batalhão do Interior, Tenente Coronel Félix; presidente da Comissão de Ética dos Cirurgiões Dentistas de São Paulo, Wilson Chediek; presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região, César Roberto Schmidt; diretor Associado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Francisco Haiter Neto; presidente do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba e Região, Conespi, Francisco Pinto Filho.

O presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC) e a vereadora Márcia Pacheco (PSDB) justificaram ausência. O vereador Paulo Camolesi (PV) foi representado por assessores.

Na saudação inicial aos contemplados da noite, o ex-presidente da APCD, Cláudio Zambello destacou a condição do mês de outubro, em comemoração aos cirurgiões dentistas, sendo que a data oficial no Brasil é o dia 25. Também comentou sobre decisão em Piracicaba, no ano de 1985 e por intermédio de decreto do ex-vereador Antônio Oswaldo Storel, onde se comemora a data. Também citou dados para reflexão, mostrando que o Brasil conta com 19% dos dentistas do mundo, se distribuindo em todas as regiões do país.

O presidente da Comissão de Ética do Conselho de Odontologistas de São Paulo, Wilson Chediek enfatizou a importância da "Casa do Povo" reconhecer os contemplados da noite, escolhido entre os 954 de compõem os profissionais locais.

Dirce Valério, coordenadora de Saúde Bucal de Piracicaba enalteceu a classe odontológica em nome do prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Saúde, Pedro de Mello, no que parabenizou os contemplados da noite.

O vice-presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta saudou a formação da mesa diretora, além de destacar os contemplados da noite. E, registrar a presença do ex-vereador João Amaurício Pauli. Além de considerar a importância da iniciativa do ex-vereador Antônio Oswaldo Storel, na criação da solenidade e, do vereador José Antônio Fernandes Paiva, autor do evento em que foram homenageados quatro profissionais da odontologia.

Também enfatizou o caráter de que a homenagem é um ato da população piracicabana, que por intermédio dos vereadores, reconhece os profissionais destacados. Além de reconhecer o trabalho de pioneiros que introduziram os serviços bucais nos postos de saúde.

Na sequencia da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os homenageados, que receberam as condecorações da Câmara e reconhecimento de entidades ao lado de suas parceiras: Armando César Gumier e, esposa Silvana Bueno de Oliveira; Ivan Almeida de Aguiar e, esposa Alicia Maria de Carvalho Nascimento Aguiar; Luís Roberto Marcondes Martins e, esposa Suzy Hellmeister Abrahão Martins e, Neusa Maria Ribeiro Fernandes, ao lado de sua filha, Marina Fernandes.

Luís Roberto Marcondes Martins falou em nome dos homenageados da noite, no que agradeceu colegas e diretores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, além de discorrer sobre sua carreira profissional, onde recebeu o reforço familiar para atuar numa carreira que exige ética, dedicação ao próximo, senso estético de um artista, a destreza de um médico e outras qualidades nobres do ser humano.

O mestre de cerimônia, Luciano Júnior fez a leitura da moção de aplauso 166/2015, de autoria do vereador Pedro Cruz, ao Museu da Odontologia de Piracicaba pelos 35 anos de fundação, na pessoa do diretor, Reinaldo José Salvego.

O vereador Pedro Cruz teceu considerações sobre a moção que reverencia a memória dos dentistas. E, fez uma referência ao aparelho celular, que era um tijolão, para comparar ao que temos hoje. O parlamentar também falou do avanço da tecnologia na contabilidade, onde o que se levava 30 dias, hoje é feito em três dias.

Reinaldo José Salvego agradeceu o recebimento da moção, citando entidades que colaboram com o museu, além de pessoas, que muitas vezes abrem mão de aparelhos, que muitas vezes eram utilizados por avós, para compor os equipamentos do museu.

Confira abaixo o teor da moção de aplauso:

MOÇÃO Nº 166/15

De aplausos ao Museu da Odontologia de Piracicaba pelos 35 anos de fundação, na pessoa do diretor, Dr. Reinaldo José Salvego.

A ideia de criar-se um museu na APCD-Piracicaba vinha dos anos 1960. Porém, apenas no início de 1980, durante a gestão de Antonio Durval Oliveira Dorta, houve empenho em solicitar doações para o Museu (a cargo de Grace Alvarez) e para a Biblioteca (coordenada por Ricardo Rodrigues da Costa), setores pertencentes à entidade.

Era época de festa pois a APCD havia acabado de comprar sua sede própria (avenida Carlos Botelho, 306) e, na solenidade de inauguração do espaço, ocorrida em 22 de fevereiro de 1980, foi anunciada a instalação do Museu.

Em assembleia geral realizada em 12 de janeiro de 1981, a Drª. Grace Alvarez apresentou relatório sobre o Museu, afirmando que o mesmo possuía, na ocasião, 100 peças, todas elas devidamente catalogadas.

Desde sua fundação, o Museu recebeu doações de peças, muitas consideradas outrora como portadoras de tecnologia de ponta que, com o passar do tempo, tornaram-se obsoletas. Algumas curiosidades do início dos séculos passados e retrasado hoje servem para atrair a atenção dos profissionais da odontologia e também dos olhares curiosos de quem passa pelo Museu.

Após o falecimento da Grace, assumiram a diretoria do Museu: Erasto da Fonseca, Ciro Delábio Silveira e Reinaldo José Ferraz Salvego.

O acervo será remontado em 600 metros quadrados cedidos pela FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) em sua antiga sede. “Serão duas salas para exposições permanentes e uma para mostras itinerantes. E o museu reativará também sua biblioteca com mais de 5 mil obras, sendo um quinto delas voltado para a odontologia e o restante de assuntos variados”, detalha Reinaldo José Ferraz Salvego, diretor do museu.

No Museu, há cuspideiras de metal, estampadores de coroas, aparelhos de raio-x e os antigos (e temidos) boticões, chamados de fórceps, e muitos outros utensílios do dia-a-dia de um dentista. Mas o acervo guarda também equipamentos que mostram a evolução tecnológica ao longo do século 20.

Sua sede encontra-se hoje no prédio antigo da Faculdade de odontologia de Piracicaba na rua Dom Pedro II esquina com a rua Alferes José Caetano. O Museu é mantido pela APCD-Piracicaba (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).

São câmeras filmadoras, computadores, projetores de slides e máquinas de escrever praticamente irreconhecíveis para uma criança do século 21, muita coisa usada na FOP, mas também proveniente de doações particulares.

O Museu da Odontologia Drª. Grace Harriet Clark Alvarez homenageia esta dentista, natural de Birigui no ano de 1928, que se mudou para Piracicaba aos oito anos de idade. Depois de se formar professora no Colégio Piracicabano, tinha o sonho de se tornar cirurgiã-dentista. O problema é que não existia em Piracicaba uma faculdade de odontologia, e seu pai, o médico Francisco Alvarez, não permitia que ela estudasse em outra cidade. Demorou nove anos para que ela retomasse os estudos, quando ingressou na quarta turma da FFOP (Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba).

Atuou em consultório próprio além de realizar atendimento na Dedini, Sindicato dos Trabalhadores Têxteis e Centro de Saúde dr. Godofredo Bulhões de Carvalho, em Piracicaba.

Em 1964, Grace entrou para a APCD onde ocupou diversos cargos nas diretorias social e cultural. Em janeiro de 1980, foi designada responsável pelo museu que nasceria no mês seguinte. Com seu falecimento, em abril de 1988, a APCD a homenageou dando seu nome ao Museu da Odontologia de Piracicaba. Recebeu da Câmara de Vereadores denominação de logradouro público na rua B do Loteamento Residencial Altos do Piracicaba. Nasceu em 23 de dezembro de 1928 e faleceu em 27 de abril de 1988.

Nestes termos, e na forma regimental, submetemos a apreciação do Plenário a presente Moção de Aplausos ao Museu da Odontologia de Piracicaba pelos 35 anos de fundação, na pessoa do diretor, Dr. Reinaldo José Salvego. 

Sala das Reuniões, 24 de agosto de 2015.

 

José Paiva Gilmar Rotta Pedro Cruz Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas