
"Maio Amarelo": vereador participa de ação educativa no distrito Uninorte
Voluntários e entidades foram homenageados em solenidade que destacou as 40 edições da maior festa solidária de Piracicaba
Solenidade celebrou as 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A dedicação de voluntários, entidades, poder público, patrocinadores e do público em geral ao longo das 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba foi lembrada durante a reunião solene promovida pela Câmara, na última quarta-feira (16), por iniciativa dos vereadores Fábio Silva (Republicanos) e Gustavo Pompeo (Avante), em atendimento ao requerimento nº 177/2025.
Foram homenageados, na solenidade, a ex-primeira-dama do município, Rosa Maria Bologna Maluf, que instituiu a Festa das Nações, em 1984; a atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, o representante das entidades, João Quartucci; a representante das voluntárias, Helena Renata Granato Turco e o representante dos voluntários, João Humberto Toledo Ricci.
Ao presidir a solenidade, o vereador Fábio Silva destacou o legado deixado pela ex-primeira-dama, Rosa Maluf, ao instituir a Festa das Nações. “Cabe à Câmara reconhecer as pessoas responsáveis por eventos significativos da cidade. Que esta homenagem seja não apenas um reconhecimento, mas um estímulo para a continuidade”, afirmou o parlamentar. “A solidariedade constrói uma sociedade mais justa e acolhedora”.
O vereador Gustavo Pompeo lembrou a coragem que é necessária para iniciar uma ideia, como ocorreu com Rosa Maluf, em 1984. “E quando a ideia é boa, ela se perpetua”, colocou. “Reconhecemos a Festa das Nações não só pela festa, mas pelo que ela simboliza, o sentimento de pertencimento. Cada voluntário está lá por pertencer a uma causa, a um propósito e é isso o que move a festa”.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) também integrou a mesa de honra da solenidade e lembrou que a Festa das Nações faz parte de sua vida. “É a festa que motiva o voluntariado na cidade, que movimenta as entidades para que consigam tocar o trabalho que o poder público não consegue atender. Se não tiver essa parceria, com certeza nossas crianças, idosos, pessoas em vulnerabilidade sofrerão”, salientou.
Também presente na mesa de honra, o deputado estadual Alex Madureira (PL) disse que a Festa das Nações se tornou um símbolo de Piracicaba, para toda a região e Estado. “A festa tem uma grande função, de ser mantenedora de entidades importantes da cidade, que dependem da festa para tocar o ano todo de trabalho”, pontuou.
O secretário executivo de Cidadania e Parcerias de Piracicaba, Adriano Camargo, também salientou a necessidade dos recursos arrecadados com a festa para a manutenção das entidades. E o representante da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da Societá Italiana, Palmiro Romani, destacou a importância do voluntariado para que o evento aconteça.
Moção de aplausos – Durante a sessão solene, o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, recebeu a moção de aplausos nº 38/2025, de autoria dos vereadores Fábio Silva e Gustavo Pompeo. Em nome dos homenageados, ele pontuou a movimentação econômica que a Festa das Nações gera para vários segmentos da cidade. Ele disse que, para as 23 entidades, a festa rendeu, no ano passado, cerca de R$ 2,5 milhões, para atendimento direto a cerca de 20 mil pessoas. “A Festa das Nações não é apenas um evento cultural ou beneficente, é de multifacetas, tem contribuição geral para a cidade”, afirmou. “Devemos esse agradecimento a todas as pessoas que fizeram história até aqui. Recebemos pronto e nossa missão é dar continuidade”.
A ex-primeira-dama, Rosa Maluf, dedicou a homenagem a todos os que colaboraram desde o surgimento da festa. “Quando começamos, tive a sorte de estar rodeada por pessoas que abraçaram a causa. Uma coisa boa a gente faz quando tem muita gente boa do lado da gente”, afirmou. Para a atual primeira-dama, Valkiria Callovi, a duração da festa, por 40 edições, provou a importância do evento. “A festa é um exemplo de solidariedade, amor ao próximo e voluntariado”, avaliou.
A solenidade ainda contou com a presença das rainhas da Festa das Nações:
Giulia Felicio - Africa do Sul - Casa do Hip Hop
Beatriz Brito - Alemanha - Lions Clube Independência
Sabrina Guimarães - Áustria - Escola Passo a Passo
Mariele Brito – Brasil - Associação de Pais e Amigos de Surdos e Espaço Pipa
Mayara Nascimento – República do Congo - Cantinho da Vovó Sônia
Gisele Rosolen - Coréia do Sul - Crami
Nicolle Alcarde - Espanha - Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba
Laura Strop - EUA - Associação Atlética Educando pelo Esporte
Manoela Pozar - Holanda - Centro de Reabilitação de Piracicaba
Duda Visnardi - Itália - Casa do Bom Menino
Giovanna Takara - Japão - Fundação Jaime Pereira (Funjape)
Lívia Sanábio - México - Grupo Escoteiros São Mário 144
Regina Aguiar - Moçambique - LBV
Thaís Toledo Piza Silva - Nações Árabes - Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José
Roberta Luiza – Portugal - Pasca (Promoção da Autonomia do Ser Criança e Adolescente)
Ana Mota - Reino Unido - Associação Formar de Assistência Social e Aprendizagem Profissional
Luana Saipp - Suíça - Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs
As homenagens foram abrilhantadas pela apresentação da Orquestra de Cordas Juvenil da Academia Jovens Músicos, regida pelo maestro Anderson, com o Concerto Brandemburgo nº 3, 3º movimento de Johann Sebastian Bach.
Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade em homenagem às 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba.
"Maio Amarelo": vereador participa de ação educativa no distrito Uninorte
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Vereador destaca os 75 anos do Sindicato dos Contabilistas
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
Câmara parabeniza associação esportiva pelos 20 anos de história em Piracicaba
Câmara enaltece o legado do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
CLJR emite 12 pareceres favoráveis e quatro contrários
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Câmara realiza solene em homenagem ao Tiro de Guerra e ao Exército Brasileiro