Zezinho Pereira toma posse para o terceiro mandato como vereador
Câmara instituirá campanha de enfrentamento à violência contra o idoso
Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão nesta quinta-feira, na 28ª reunião ordinária.
Projeto de lei foi aprovado em reunião ordinária nesta quinta-feira.
A Câmara aprovou em primeira discussão nesta quinta-feira (22) o projeto de lei 55/2020, que institui a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A propositura retorna para apreciação do plenário, em segunda discussão.
A campanha será realizada anualmente, durante o mês de junho, com o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população sobre todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.
Poderá ser desenvolvida no âmbito das unidades municipais de educação e de saúde, através da realização de palestras, debates e exibição de filmes, além da promoção de informativos, sejam cartazes, cartilhas ou concursos de redação e de desenhos.
A proposta lembra que o envelhecimento é uma realidade do mundo contemporâneo, havendo, desde o início do século 21, uma crescente preocupação mundial não só com o envelhecimento, mas também com a qualidade de vida da pessoa idosa.
DADOS -- De acordo com dados de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tinha 23,5 milhões de idosos. A projeção para 2020 é de 40 milhões, o que deixaria o país como o sexto em termos de população idosa.
VIOLÊNCIA -- Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tipo de violência contra a pessoa idosa é definida como “ato de acometimento ou omissão que pode ser tanto intencional como voluntário. O abuso pode ser de natureza física ou psicológica ou pode envolver maus tratos de ordem financeira ou material”.
Apesar da existência de leis favoráveis aos idosos, estes ainda encontram dificuldade para buscarem seus direitos, sejam essas dificuldades físicas ou meramente burocráticas. Diante disso, o Governo Federal lançou, em 2019, a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, tendo como objetivo abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.
Notícias relacionadas
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos