EM PIRACICABA (SP) 01 DE JUNHO DE 2022

Câmara lança selo comemorativo ao bicentenário

Marca em comemoração aos 200 anos será usada na comunicação oficial do Poder Legislativo, honrarias, eventos e principalmente na solenidade de 11 de agosto




Toque na imagem para aumentar

O designer gráfico Saulo Macedo orientou a elaboração do selo em comemoração ao bicentenário

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara Municipal de Piracicaba lança, nesta quarta-feira (1), o selo oficial do bicentenário do Poder Legislativo. A marca é mais uma das atividades previstas no decreto legislativo 23/2022, que estabelece as comemorações ao aniversário dos 200 anos de existência da Casa de Leis, cuja primeira sessão camarária aconteceu em 11 de agosto de 1822.

O selo será aplicado no site oficial da Câmara, nos vídeos produzidos para as solenidades, nos materiais impressos e documentos oficiais, e especialmente nas homenagens que acontecerão na solenidade prevista para 11 de agosto, que marcará oficialmente o aniversário.

Além da comunicação oficial dos gabinetes e departamentos da Câmara, o selo poderá ainda ser utilizado em troféus, medalhas e títulos honoríficos de eventos realizados pela Casa até o final deste ano.

“A criação de uma identidade visual própria para a comemoração dos 200 anos da Câmara é uma forma de demonstrar o quanto este momento é especial para Piracicaba”, comentou o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP). “Ao longo dos próximos meses, de comemoração, as pessoas poderão olhar para a marca e lembrar que a Câmara é uma instituição bicentenária, que tem toda uma história que marcou a própria identidade da cidade”, completa.

Identidade visual - O selo foi desenvolvido pelo ex-estagiário Alexandre Faganello Filho, sob a orientação do designer gráfico Saulo Macedo e supervisão do chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves. “A ideia foi destacar o Poder Legislativo que olha para o futuro e que quer continuar como representante da população”, colocou Macedo. “O selo é uma forma de comemorar tudo o que já foi feito no passado e ao mesmo tempo olhar para frente, olhar para o futuro”.

O designer explicou que a marca foi composta por três elementos principais: o brasão de Piracicaba (que se mantém inalterado), um tipograma (espécie de logo que usa letras para expressar visualmente uma ideia) fazendo referência ao símbolo de infinito e o uso das cores.

A marca comemorativa mantém o esquema de cores usado atualmente pela Câmara Municipal, com o objetivo de manter a familiaridade com o símbolo da Casa de Leis. Contudo, serão usadas variações dessas cores que podem ser adaptadas a diferentes tópicos, como, por exemplo, para identificar os diferentes meses temáticos instituídos pela Câmara, como Outubro Rosa e Novembro Azul, entre outros, sem descaracterizar a marca comemorativa.

Juntos, os elementos buscam passar a imagem do Poder Legislativo como uma instituição sólida e perene, que, ao mesmo tempo, não tem medo de abraçar o novo e o moderno para se aproximar da população. O selo reforça também o nome Câmara Municipal, a partir da nova redação dada pela revisão da Lei Orgânica, aprovada em 2021, em substituição à Câmara de Vereadores, nome anterior.

O chefe do Departamento de Comunicação Social da Câmara, Rodrigo Alves, explica que o selo dá continuidade à programação dos 200 anos. "O selo foi uma demanda identificada nas reuniões da comissão organizadora das ações comemorativas dos 200 anos, composta por oito servidores. Várias ações estão previstas até dezembro e foram pensadas por esta comissão, constituída por ato da Mesa Diretora", detalha Alves.

Além dele, a comissão é composta pela chefe da Procuradoria Legislativa, Patrícia Midori Kimura, e pelos chefes dos departamentos Mariane Pereira de Souza (Legislativo), Milena Petrocelli Furlan Dionísio (Administração e Documentação) e Adriano Albuquerque (Tecnologia da Informação). Do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo fazem parte a arquivista Giovanna Fenili Calabria e o servidor Bruno Didoné de Oliveira e da assessoria especial da presidência Valéria Aparecida Rodrigues.

Ainda como parte das comemorações dos 200 anos, a Câmara lançou, na semana passada, seu novo vídeo institucional, tendo como mote o acolhimento. O material está sendo exibido no início de eventos realizados pelo Legislativo e mescla imagens da cidade e dos ambientes da Casa, além de apresentar os 23 vereadores da atual legislatura.

200 Anos André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas