EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Câmara promove solene que pede o fim da violência contra a mulher

Idealizada pelas vereadoras Rai de Almeida (PT) e Sílvia Morales (PV), solenidade homenageou entidades que garantem apoio às mulheres vítimas de agressão




Toque na imagem para aumentar

Mulheres e entidades, homenageadas na tarde desta sexta-feira (26)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




"O Brasil é o 5º país no mundo no ranking de feminicídio. A cada 90 minutos uma mulher é morta no país e, um, a cada 10 assassinatos, é pelo fim do relacionamento." Os dados preocupantes foram apresentados pela vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A Cidade é Sua" durante a solenidade "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres", promovida, também, pela vereadora Rai de Almeida (PT) na tarde desta sexta-feira (26) no salão nobre "Helly de Campos Melges", atendendo ao requerimento 33/2021.

A abertura, porém, foi de forma simbólica nesta quinta-feira (25) com a exposição, no saguão do prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), dos trabalhos produzidos pelas mulheres que são atendidas e acolhidas  pelo CRAM (Centro de Referência e Assistência à Mulher). "Nesses trabalhos as mulheres estão expressando seus sentimentos por aquilo que elas passaram e sonham", traduziu Rai, na abertura do evento desta sexta-feira.

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, ao lado das parlamentares, a diretora do serviço de proteção social da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Veridiana Giovanetti Ricci, e a coordenadora da Defensoria Pública do município, Carolina Romani Brancalion, que é defensora pública.

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, explica Rai, estão acontecendo no mundo inteiro. "isso é importante porque é uma ação conjunta, ou seja, não é um ou outro lugar, pois ela acontece de forma articulada", lembrou a vereadora.

Esse movimento teve início em 1991 e, atualmente, 165 países aderiram à mobilização. A campanha se inicia no dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e se estende até o dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil a conscientização surgiu em 2003. "As atividades são reforçadas no dia 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra", complementou Rai.

Representando a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravante, Veridiana Ricci afirmou que as discussões "não devem somente acontecer nesse período e, sim, o ano todo". Ela destacou o trabalho da Rede de Proteção à Mulher do Legislativo em parceria com a secretaria.

"Historicamente a mulher sempre foi vítima de violência e passou dar hora de dar um basta." O comentário foi da defensora pública Carolina Brancalion, que, inclusive, colocou à disposição o trabalho da Defensoria Pública de Piracicaba que atende cidadãos que não têm recursos para custear o trabalho de advogados. O atendimento presencial é realizado às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30. "O agendamento", pontua a servidora, "é feito pelo www.defensoria.sp.def.br".

Mesmo quem não tem acesso à internet é atendido na Defensoria, explica Caroline. "Basta comparecer nesses dias e providenciar o agendamento", orientou. A sede do órgão em Piracicaba é na rua Benjamin Constant, 823, Centro. Outras informações no 3422-2982.

HOMENAGEADAS -  Na solenidade, receberam honrarias a coordenadora do CRAM - pelo seis anos de atividades de atendimento e proteção à mulher - Fabiana de Campos Menegon; a presidente do Conselho Municipal da Mulher - pelos 10 anos de criação de programas e ações de políticas públicas - Lia Mara de Oliveira e a encarregada da "Patrulha Maria da Penha" da Guarda Civil Municipal - Fernanda Nardon - pelos quatro anos de proteção às mulheres em situação de violência.

"Ter uma mulher preta à frente do Conselho Municipal da Mulher, não é fácil. Nós temos muitas barreiras para enfrentar", disse a presidente da entidade, Lia Mara de Oliveira. "Se hoje a gente vê nas farmácias municipais aquele cartaz "Sinal Vermelho contra a Violência", isso foi uma conquista nossa para que as mulheres saibam aonde procurar ajuda", enfatizou.

Compareceram à reunião solene a docente do departamento de Economia, Administração e Sociologia da  Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e conselheira da Escola do Legislativo, Heliani Berlato, além dos vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Thiago Ribeiro (PSC).

Homenagem

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Revisão:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas