
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Jorge Rodrigues Martins recebeu medalha legislativa e Maroisa Baio falou sobre o espiritismo no Dia de Allan Kardec
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite de quarta-feira (9), reunião solene em comemoração ao Dia de Allan Kardec e para a entrega da Medalha de Mérito Legislativo ao ex-vereador Jorge Rodrigues Martins. A solenidade foi proposta pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e ocorreu no Salão Nobre da Casa.
Durante a solenidade, Pedro Kawai relatou que a homenagem a Allan Kardec integra o calendário do Legislativo graças à atuação do próprio Jorge Rodrigues Martins, que, enquanto vereador, instituiu a solenidade. “Essa é uma das reuniões solenes mais antigas da Câmara, realizada há tanto tempo que, no início, nem precisava de autorização do plenário. Quem iniciou tudo isso foi o senhor Jorge”, afirmou o vereador.
Kawai também ressaltou o legado político e pessoal do homenageado. “Ele foi vereador por quatro mandatos consecutivos, presidente da Câmara no biênio 1998–2000, e é alguém que transformou a política local com diálogo e responsabilidade”, declarou. Em seguida, completou: “Tive o privilégio de aprender com ele, mesmo sem termos legislado juntos. Em muitas conversas, recebi conselhos que me ajudaram a construir minha trajetória”.
Natural de Assis (SP), Jorge Rodrigues Martins iniciou sua vida profissional como office boy em 1945. Atuou no comércio varejista e no ramo imobiliário, fundando, em 1978, a Jorge Martins Imóveis. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1986 e cumpriu quatro mandatos consecutivos. A Medalha de Mérito Legislativo foi entregue conforme o Decreto Legislativo nº 48/2024, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.
Em seu discurso de agradecimento, Jorge Rodrigues Martins citou sua trajetória pessoal, profissional e familiar. “Quero agradecer a Deus por tudo o que Ele fez e tem feito por mim, pela minha família. E também à minha esposa, com quem completo 69 anos de casamento neste mês. São duas coisas que eu amo neste mundo: primeiro Deus, depois essa esposa maravilhosa”, disse.
Dia de Allan Kardec — Durante a solenidade, a Câmara também celebrou o Dia de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita. A professora aposentada Maroisa Baio conduziu a palestra “Aconteceu na Primavera”. Ela abordou o mês de abril — correspondente ao mês de Nissan no calendário judaico — como período de importantes revelações espirituais, relacionando eventos das trajetórias de Moisés, Jesus e Allan Kardec. A palestrante ainda detalhou o contexto histórico da publicação de O Livro dos Espíritos, a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e a atuação de Kardec na consolidação da doutrina.
Segundo Maroisa Baio, o espiritismo apresenta valores ligados à espiritualidade, mediunidade e imortalidade. “Kardec amava profundamente o espiritismo. Viva Allan Kardec, viva a imortalidade.”
A mesa de honra foi composta pelo vereador Pedro Kawai; pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, Dr. Wander Rosseti; pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIP), Maurício Benato; pela presidente da União das Sociedades Espíritas de Piracicaba, Marina Gervatoski Torresan; e pela palestrante Maroisa Baio. Em suas falas, os integrantes da mesa destacaram a relevância da doutrina espírita e a trajetória do homenageado. “Transformação e resiliência são as palavras que definem Jorge Martins”, afirmou Maurício Benato. Já o juiz Wander Rosseti declarou: “O senhor deixou um legado de ética e dedicação. Falo em nome da população de Piracicaba: muito obrigado.”
A reunião solene foi aberta ao público e transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canal 11.3 UHF da TV digital aberta, canal 4 da Net/Claro, canal 9 da Vivo/Fibra), além das plataformas digitais da Câmara.
Projeto regulamenta a prestação de assistência religiosa nos hospitais
Conheça o Legislativo recebe mais uma turma do Colégio Adventista
Escola do Legislativo recebe turmas do Colégio Adventista
Guarantã recebe homenagem pelo espetáculo Paixão de Cristo
Vereador entrega moção de aplausos a atleta campeão paulista de Jiu-Jitsu
Projeto de lei homenageia educador físico com nome de via pública
Vereador solicita maior segurança para alunos da Escola Affonso José Fioravanti
Prêmio Mundial da Alimentação garante moção de aplausos a engenheira agrônoma
Projeto autoriza crédito adicional de R$ 7,2 milhões no orçamento municipal
Ex-vice-prefeito será homenageado com "Título de Piracicabanus Praeclarus"
Vereador reforça pedido de lombofaixa em frente à Escola Affonso José Fioravanti
Câmara aprova moção de aplausos ao Conselho de Ciência e Tecnologia
Vereador critica a falta de políticas públicas e incentivo à Cultura
Pastor é homenageado com voto de congratulações por atuação em Piracicaba
Câmara homenageia profissionais da comunicação e o ex-deputado Roberto Morais