
Supressão de árvores é questionada por vereadora em requerimento
Reunião solene transcorrida no salão nobre ``Helly de Campos Melges``, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de novembro de 2006, às 9h00 marcou em Piracicaba.
Reunião solene transcorrida no salão nobre ``Helly de Campos Melges``, na manhã desta segunda-feira, dia 20 de novembro de 2006, às 9h00 marcou em Piracicaba as comemorações alusivas à semana da Consciência Negra, conforme propositura do vereador João Manoel dos Santos (PTB).
A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, Canal 08 da Net e pela rede mundial de computadores, a internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br. Mais de 180 pessoas, entre autoridades, políticos, representantes de entidades, amigos e familiares ddos homenageados prestigiaram o evento.
O vereador João Manoel dos Santos abriu o ciclo de discursos da solenidade destacando a importância dos homenageados na solenidade. Considerou a união da comunidade negra durante a semana, principalmente da concentração de atividades, o que evitou a dispersão de manifestações paralelas.
João Manoel também considerou o espaço na mídia nacional. A verificação é que a imprensa estabeleceu uma sintonização maior, o que fez com que o 20 de novembro ficasse mais em evidência, ganhando notoriedade nos principais jornais do país, como o Jornal o Estado de São Paulo.
Santos também comentou sobre lideranças isoladas da comunidade negra que não contribuem para edificar todo um povo; condenou o capitalismo selvagem ainda em evidência. E, finalizou suas considerações relembrando o exemplo de Zumbi dos Palmares.
João Manoel também se reportou à pequena caminhada da comunidade negra, que se deslocou das imediações do Mercando Municipal até a Câmara, ao percorrer a Rua Governador Pedro de Toledo, Rua São José e, atravessar a Praça José Bonifácio com direção ao Poder Legislativo.
O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) fez uma citação bíblica, no livro de Gênese, quando Deus disse que criou o homem à sua imagem e semelhança. Também falou da importância do resgate de figuras proeminentes da sociedade. E, em tom de prece, emocionado, pediu a benção de: Benedito de Andrade - o professor, João Valêncio - carroceiro, Maria Júlia - amiga da avó, Gabriela - mãe de amigos, Roque, Toninho, Luizinho, Brigia, Lula - goleiro do time de varzea, Gumé e, todos negros piracicabanos que já se foram, e que ``lá de cima estão conosco nesta solenidade`´, disse.
João Manoel também registrou a participação do Grupo de Teatro da Escola Maria de Lourdes Consentino, da Vila Sônia; grupos de capoeira e demais segmentos que ajudaram nas manifestações culturais. Lamentou a ausência do Poder Judiciário na solenidade.
Também esteve presente na solenidade o ex-procurador geral do município o advogado Marcelo Mattos.
A sequência da solenidade também comportou a exibição de vídeo mostrando o universo de personalidades negras como a artista plástica Carmela.
O integrante da Irmandade de São Benedito, José Mariano, em vídeo, disse que o negro não podia entrar na Catedral de Santo Antonio. Também falou de negros que não assumem a sua negritude.
Antonio Filogênio falou da dificuldade de mudar a cultura de 400 anos, o que torna mais difícil o trabalho dos movimentos negros.
O filme também mostrou a realidade de Campinas, onde o negro não andava na mesma rua que o branco.
HOMENAGEADOS:
Aparecida Rosangela Satyro Oliveira, professora do Ensino Fundamental da Escola Maria de Lourdes e Coordenadora do Programa Musicalidade e Cultura na Escola.
Carlos Alberto Barbosa Matus - o Kal Matus, apresentador do programa Pirambulando, da TV Beira Rio de Piracicaba.
Ediana Maria de Arruda Raetano, líder comunitária.
Eugênio Morato de Jesus, da Associação de Capoeira Engenho Central.
Nadir Brasilio Oliveira, mais conhecido como Pelé.
Rafael Baptista Antonio, da Associação Esportiva Cultural Vila África.
Rita de Cássia Fondello Santos, representando Candomblé Angola.
Robson Ricardo Ribeiro, do Grupo de Rap Prospecto.
Sandra Valéria Lúcio, professora da Escola de Ensino Fundamental Carolina de Mendes Thame, que também falou em nome dos homenageados. E, ressaltou a parte educacional como primordial na sociedade atual.
O filósofo e poeta Leonel Ferraz declamou poesia que fala da condição da criança em situação de rua. Também falou de sua experiência, na sua cidade natal, Capivari, onde chegou a dormir na rua. E, comentou sobre as mazelas escancaradas nas ruas ao se deparar com crianças abandonadas.
O vereador José Luiz Ribeiro justificou ausência na solenidade.
Também compuseram a Mesa Diretiva o vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB), que fez a leitura bíblica na solenidade.
Além do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino e os vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) e Euclides Buzetto (PT).
A secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, que falaria em nome do prefeito municipal Barjas Negri foi representada por Marcos Roberto da Cruz.
Texto: Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Davi Negri MTb 22.946
Supressão de árvores é questionada por vereadora em requerimento
Vereador busca esclarecimentos sobre destino de recursos arrecadados com multas
Vereador destaca importância de respostas oficiais a requerimentos
Sindicalista defende ‘ampla discussão’ sobre previdência dos servidores
Vereador participa de cerimônia de homenagem a políticos nipo-brasileiros
Moção de aplausos enaltece 20 anos da Casa do Produtor Rural
Requerimento solicita informações sobre entrega de uniformes escolares
Requerimento quer detalhes sobre a gestão de resíduos sólidos nos Ecopontos
Área verde do Parque dos Laranjais recebe denominação
Requerimento questiona ações para melhorar a segurança no Terras Di Treviso
Grupão Escolar de Artemis recebe nome em homenagem a cidadã local
Vereador reforça pedido de instalação de lombofaixas em ruas da Pauliceia
Vereadora questiona atendimento à anemia falciforme
Moção parabeniza Avistar pelos 20 anos de fundação
Câmara aprova programa de incentivo à compostagem nas residências