EM PIRACICABA (SP) 06 DE DEZEMBRO DE 2022

Câmara reconhece triunfo de medalhistas nos Jogos da Melhor Idade

Moções de aplausos entregues por Thiago Ribeiro contemplam esportistas e a delegação piracicabana ligada à Selam (secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras)




Toque na imagem para aumentar

Piracicaba alcançou a liderança da classificação geral nos Jogos da Melhor Idade, realizados em Lençóis Paulista

Crédito: Assessoria parlamentar


A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Thiago Ribeiro (PSC), nas moções de aplausos: 114, 130131/2022, parabeniza a tenista Maria Conceição Latanze, o meio-fundista Cosme Gomes de Souza, ambos, pela conquista da medalha de ouro. Também foi contemplada a delegação piracicabana campeã nos JOMI (Jogos da Melhor Idade), realizados em junho de 2022, na cidade de Lençóis Paulista, em evento organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A competição reuniu mais de 100 atletas, representados por 32 municípios, que disputaram 14 modalidades, como atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

A entrega da honraria aconteceu na manhã desta terça-feira (6), nas dependências da Selam (secretaria municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), às 9 horas, no Engenho Central. O vereador Thiago Ribeiro destacou a alegria de prestar as homenagens em nome da Câmara, no reconhecimento de pessoas experientes que são exemplos de vida para as novas gerações. 

O secretário municipal de Esportes, Hermes Balbino também registrou a emoção de estar vivendo esta conquista, por diversos fatores, o que reflete o bom trabalho da delegação piracicabana, com destaque na atuação de Clevis Spada. "São pessoas que fazem acontecer e deixam legado", disse o secretário, ao felicitar a participação dos atletas. 

Maria Conceição Latanze (60) agradeceu a homenagem da Câmara. "Foi gratificante, isto nos estimula a cada vez mais fazer melhor", concluiu a homenageada, que também rememorou o legado de seus pais, que se notabilizavam na dança de salão, além do constante incentivo aos esportes. 

O meia-fundista, Cosme Gomes de Souza também falou da alegria em ser contemplado pela Câmara, além de reafirmar a sua disposição, aos 75 anos de idade e ainda manter a relevante marca de percorrer os 1.000 metros em 3min. e 46s. "Sou baiano e com muita disposição em continuar nas disputas", finalizou o atleta, ao realçar a sua trajetória de vida. 

Clevis Spada, que recebeu a homenagem em nome da delegação piracicabana, também agradeceu o reconhecimento da Câmara. "Foi um ano de retomada, onde tivemos que reagrupar o pessoal e partirmos para o desafio dos jogos", disse. 

No teor da moção 131/2022, o vereador Thiago Ribeiro relata a trajetória da delegação da Selam, a qual Maria Conceição integra e que foi formada por aproximadamente 120 pessoas, entre atletas, dirigentes, equipe de apoio e técnicos, onde Piracicaba foi campeã da fase regional dos jogos, classificando-se para a fase estadual. A tenista venceu o torneio de simples na categoria A, com triunfo por 9x7 sobre Jundiaí, na decisão. 

Já na moção 114/2022, o vereador Thiago Ribeiro parabeniza a delegação piracicabana campeã dos Jogos da Melhor Idade, formada por aproximadamente 120 pessoas, entre elas cerca de 100 atletas, além de dirigentes, equipes de apoio e técnicos. A competição é organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e destinada para o público com mais de 60 anos de idade.

A abertura do evento foi no dia 11 de junho, com representantes de 32 municípios, que disputaram 14 modalidades. O título da fase regional, em que Piracicaba foi contemplada, aconteceu no dia 15 de junho.

A Selam encerrou a participação com 150 pontos somados, na liderança da classificação geral. A anfitriã Lençóis Paulista ficou em segundo lugar, com 136 pontos, seguida por Botucatu (93) e São Carlos (66), respectivamente.

A primeira edição do JOMI, que substituiu os Jogos Regionais do Idoso (JORI), marcou ainda a retomada do calendário competitivo após a pandemia da Covid-19. A fase regional do torneio é classificatória para a etapa estadual da competição, que foi agendada para o mês de julho.

No evento em Lençóis Paulista, Piracicaba conquistou cinco títulos de modalidades: damas masculino, tênis feminino ‘A’ individual, tênis masculino ‘A’ equipe e tênis de mesa masculino ‘B’. A seleção piracicabana ficou com o vice-campeonato no atletismo masculino, buraco feminino, natação feminina, tênis de mesa feminino ‘B’ e xadrez feminino.

As equipes de buraco masculino, vôlei feminino ‘B’ e vôlei masculino ‘B’ encerraram a participação em terceiro lugar, enquanto atletismo feminino, bocha, vôlei masculino ‘A’ e xadrez masculino finalizaram o JOMI na quarta posição. O truco foi sexto colocado, coreografia, damas feminino, natação masculino e malha terminaram em sétimo, e o dominó feminino finalizou na oitava colocação.

Na moção 130/2022, o vereador Thiago Ribeiro destaca o empenho do meio-fundista Cosme Gomes de Souza pela conquista da medalha de ouro nos 1.000 metros rasos, onde venceu a prova válida pela categoria D, na fase final estadual do evento.

 

 

 

 

Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas