EM PIRACICABA (SP) 05 DE FEVEREIRO DE 2025

Câmara vota 38 requerimentos na 2ª Reunião Ordinária

Nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, estão elencados para votação os requerimentos protocolados pelos vereadores desde o período do recesso




Toque na imagem para aumentar

Vereadores vão deliberar sobre pedidos para a realização de duas audiências públicas

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Pauta da Ordem do Dia da 2ª Reunião Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, elenca 38 requerimentos a serem votados pelo Plenário. As proposituras foram protocoladas pelos vereadores desde o período do recesso, em janeiro, e deram entrada na 1ª Reunião Ordinária da nova legislatura, realizada na última segunda-feira (3).

Dentre os requerimentos a serem deliberados, dois solicitam autorização do Plenário para a realização de audiências públicas. O requerimento nº 13/2025, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), convoca representantes da Secretaria Municipal de Cultura, conselheiros atuais e trabalhadores da cultura na cidade para debaterem sobre o Conselho Municipal de Cultura. O documento propõe a realização da audiência pública no dia 26 de fevereiro, às 19 horas.

Já o requerimento nº 21/2025, de autoria do vereador Paulo Henrique (Republicanos), solicita autorização para a realização de audiência pública através do Fórum de Combate à Pedofilia para debater sobre a Semana de Combate à Pedofilia e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser realizada em 20 de maio, às 14 horas.

Também está em pauta a polêmica sobre o frequente desabastecimento de água na cidade, através do requerimento nº 27/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua. A parlamentar questiona as estratégias e ações adotadas pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e pelo Poder Executivo para solucionar o problema.

Na área ambiental, o requerimento nº 17/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Rerlison Rezende (PSDB), versa sobre as queimadas ilegais em área pública localizada entre as ruas José do Barreiro, Manoel de Barros Ferraz e Paraibuna, na região de Santa Terezinha. Além desse, o nº 18/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), requer um mapeamento das árvores existentes aos arredores de escolas municipais e estaduais, hospitais e prontos-socorros.

Sobre o trânsito, estão relacionados os requerimentos nº 31/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales, a respeito das condições de segurança na avenida  Piracicamirim; o nº 41/2025, de Pedro Kawai, sobre criação de vagas para pessoas com deficiência na rua Benjamin Constant, no Centro; o nº 51/2025, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), sobre a instalação de câmeras e radares e o nº 66/2025, do vereador Marco Bicheiro (PSDB), sobre vagas de estacionamento no Largo da Santa Cruz.

Na saúde, a vereadora Sílvia Morales questiona sobre a reforma da USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Mário Dedini, através do requerimento nº 32/2025 e Pedro Kawai solicita informações sobre a construção da USF do bairro Javari, pelo requerimento nº 54/2025. Na educação, o requerimento nº 56/2025, do vereador André Bandeira (PSDB) trata da construção de escola no bairro Nova Iguaçu e o nº 67/2025, de Marco Bicheiro, requer estudos sobre a possibilidade de garantir a professores e servidores da rede municipal de ensino a alimentação oferecida aos alunos nas unidades.

A respeito da infraestrutura urbana, o requerimento nº 44/2025, de autoria do vereador André Bandeira, questiona sobre o píer turístico da Rua do Porto e o requerimento nº 43/2025, do mesmo autor, solicita informações sobre o Complexo Aquático “Dr. Samuel de Castro Neves”.

Já o vereador Trevisan Jr. apresentou os requerimentos nº 47/2025, em que solicita a operação tapa-buracos na rua Waldemar Rodrigues, no bairro Santa Rita; nº 72/2025, em que requer substituição da iluminação na praça Ludovico Trevisan, no bairro São Dimas, e nº 73/2025, em que quer saber os prazos e projetos para melhorias na praça do Parafuso, na Vila Rezende. Há ainda o requerimento nº 23/2025, de Pedro Kawai, que cobra informações sobre o Fundo Municipal do Idoso.

Os demais requerimentos tratam de solicitações de autorização do Plenário para a realização de solenidades e para a coordenação de fóruns temáticos na Casa, além de votos de congratulações.

Para a Tribuna Popular, está prevista a participação da oradora Daniela Aparecida Franco, que vai abordar o tema “Os brinquedos infláveis de uso da comunidade. Cascalho.  Iluminação e calçada da área de lazer Boa Esperança. Bebedouro do cemitério da Vila Rezende. Poda de árvore”.

Nesta quinta-feira (6), a partir das 19 horas, os trabalhos poderão ser acompanhados, ao vivo, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube). E pela Rádio Educativa 105,9 FM, a partir das 20 horas.

Institucional

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Anexos:
ordem do dia - 2ª sessao ordinaria de 2025 - pauta da 2ª reuniao ordinaria.pdf


Notícias relacionadas