EM PIRACICABA (SP) 30 DE JANEIRO DE 2023

Chuvas trazem novas inundações no município

Vereador Anilton Rissato conversou com moradores do bairro São Luiz




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


Na última sexta-feira (27), o vereador Anilton Rissato (Patriota), acompanhado por um engenheiro da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), esteve com os moradores das ruas José Linhares e Ângelo Florindo, no bairro São Luiz. O encontro teve a finalidade de tratar das inundações que acontecem nas ruas citadas que prejudicam moradores e comerciantes do bairro.

De acordo com os moradores, a chuva ocorrida em 13 de janeiro provocou uma das piores inundações já vistas no local. Rissato está acompanhando a situação e cobrando o Executivo há algum tempo e, mais uma vez, moradores do local pediram ajuda ao vereador. O parlamentar destaca que esteve no local em 2021, acompanhado pelo secretário de obras Paulo Sérgio Ferreira da Silva, para mostrar o problema que já era recorrente em dias de chuva.

Rissato frisou que apesar das diversas reclamações ainda na gestão anterior, não foi realizada qualquer intervenção no local naquela época. Os moradores relataram que o cruzamento entre as duas vias passou a sofrer severamente com as inundações após a construção de um loteamento próximo ao local e a substituição das tubulações fluviais.

Os moradores também relataram que a água ultrapassa um metro de altura, invadindo residências, lojas e, consequentemente, estragando móveis e produtos para venda.

“Alguns moradores no desespero para que o problema fosse resolvido, chegaram a fazer obras no local por conta própria, tentando diminuir a entrada de água, e mesmo assim não foi o suficiente”, afirmou o vereador Anilton Rissato.

O vereador ainda relata que os moradores precisam ficar sempre em suas casas. Caso eventualmente chova, precisa ter alguém para a manutenção e correria com a enchente no momento da inundação, ou com certeza podem enfrentar grandes prejuízos, causando transtorno inevitável", disse o parlamentar.

Também foram relatados traumas psicológicos sofridos por alguns moradores e familiares, já que quando percebem o início da chuva começam a ficar apreensíveis e preocupados com o que pode acontecer. “Isso é a consequência de anos convivendo com inundações”, avaliou Rissato.

Segundo o vereador, o cruzamento das vias se torna um “rio perigoso” e, além de causar prejuízos, cria risco de graves acidentes.

Após reivindicação que pede providências devido às constantes inundações no cruzamento, será desenvolvido o projeto de melhoria e apresentado para os moradores. Segundo o engenheiro da Semozel, a obra será feita ainda este ano.

"É um absurdo o que esses moradores vivem esses anos todos com essa situação. Esse problema precisa ser resolvido o mais rápido possível", concluiu Anilton Rissato.

Infraestrutura Urbana Anilton Rissato

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas