
Vereador destaca melhorias em infraestrutura e apoio a ações sociais
Os integrantes da comissão, Paulo Camolesi e Gustavo Pompeo deliberaram sobre dois projetos: "Dia da Campanha Quebrando o Silêncio" e "Fórum da Cidadania, Justiça e Paz"
Comissão de Direitos Humanos debate projetos de decreto legislativo
Crédito: Assessoria parlamentarA Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de
Piracicaba se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), pela primeira vez, após a volta do recesso parlamentar no início deste mês.
Em pauta, os vereadores, Paulo Camolesi (PDT), e Gustavo Pompeo (Avante), deliberaram sobre dois projetos de decreto legislativo, que estão em tramitação na Casa de Leis, já com parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.
"Um deles é de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), e cria um momento no calendário oficial do município, o 'Dia da Campanha Quebrando o Silêncio' que visa conscientização da violência doméstica contra crianças, mulheres e idosos", destacam os parlamentares.
Na linha de discussões pertinentes à sociedade, o projeto de autoria do vereador Gustavo Pompeo, endossado por Paulo Camolesi, cria na Casa de Leis o Fórum da Cidadania, Justiça e Paz. A propositura visa discutir com os piracicabanos e apoiar ações que afirmam os direitos humanos, justiça e a paz, buscando oferecer um espaço colaborativo de forma ativa para construção e desenvolvimento de ações efetivas em favor da cidadania. “É muito
importante que a Câmara possa trazer atores da nossa cidade, pessoas relacionadas às temáticas para conhecer e entender dessas políticas. É fundamental que todo cidadão participe e atue diretamente para a formação de uma cidade melhor”, comenta Pompeo.
O vereador Paulo Camolesi ressalta a importância de proposituras que visem desenvolver o senso crítico do cidadão. "Precisamos dar poder ao povo, e esse poder só será possível com o conhecimento, e com a participação ativa das questões de nossa sociedade, quando o povo toma consciência dos seus direitos e também deveres, o processo de construção social fica mais fácil, e a luta por uma cidade melhor também, por isso não há dúvidas do nosso parecer favorável a esses dois projetos”, conclui.
A comissão é responsável por analisar projetos voltados às temáticas abrangidas pelo colegiado, bem como acolher e investigar denúncias de violações de direitos e fiscalizar as ações voltadas à proteção de direitos, sejam individuais, coletivos ou do consumidor. O colegiado é formado pelo vereador Paulo Camolesi (PDT), presidente; e pelos vereadores Gustavo Pompeo (Avante), relator; e Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), membro.
Vereador destaca melhorias em infraestrutura e apoio a ações sociais
Comissão de Direitos Humanos quer promover debate amplo sobre o tema
Coplacampo 2025: vereadores focam pujança de Piracicaba no agronegócio
Vereadores demonstram preocupação com casos de dengue
Projeto que veda flanelinhas irregulares tem parecer favorável da CLJR
Vereador acompanha melhorias na estrada do Godinhos
Vereador fiscaliza retorno das obras na rua Fernando Lopes
Vereador acompanha operação tapa-buraco no bairro Nova Suíça
Na Tribuna, vereador comenta atendimento de demandas e ações
Requerimento questiona manutenção de lâmpadas de LED em avenidas
Reunião no Cerest debate saúde do trabalhador e segurança no trânsito
Serviço de coleta de podas de árvores e jardinagem motiva requerimento
Coordenação do Fórum sobre Educação para o Trânsito é definida
Câmara aprova projetos que promovem ajustes orçamentários
Vereador discute projetos e ações com secretaria de Assistência Social