Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Comissão de Finanças e representantes da GM discutem novo estatuto
A Comissão de Finanças, composta pelos vereadores André Bandeira, Paulo Campos e Gilmar Rotta também contou com a presença de Pedro Kawai
Comissão de Finanças e representantes da GM discutem novo estatuto
Crédito: Assessoria parlamentarOs membros da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Piracicaba e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram nesta sexata-feira (9) para discutir o projeto de lei complementar que propõe o novo estatuto da Corporação. O encontro foi marcado pela presença dos vereadores André Bandeira (PSDB), Gilmar Rotta (PP), Paulo Campos (Podemos), que integram a Comissão de Finançãs, mais o vereador Pedro Kawai (PSDB), além dos representantes da GCM, Eliana Baptista Theodoro e Gisson Amorim Costa.
O projeto, enviado pelo prefeito Luciano Almeida (PP), busca atualizar o estatuto da GCM, numa demanda que se arrasta desde 2006, há 17 anos. Com 380 guardas civis em seu efetivo, a Corporação de 120 anos expressou críticas consideráveis durante a audiência pública realizada na Câmara, destacando divergências entre o projeto do Executivo e a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT), formado por guardas escolhidos internamente.
Entre os principais pontos divergentes, os agentes apontaram a extinção do Regime Especial de Trabalho (RET), a caracterização da GCM como "equipada" em vez de "armada" e a criação de uma terceira classe hierárquica com salário de entrada menor em comparação com cidades vizinhas.
Durante a reunião, o vereador André Bandeira destacou que “ficou claro que existem alguns pontos de discordâncias dos guardas em relação ao projeto" e observou as divergências apresentadas pelos guardas. Gisson Amorim Costa ressaltou que uma futura reunião com o prefeito foi agendada para que os agentes possam ouvir a posição do Executivo sobre as preocupações levantadas.
A Comissão de Finanças terá a responsabilidade de avaliar o projeto dentro do prazo regimental e emitir um parecer. Os pedidos dos guardas são claros: eles desejam que a nova versão do estatuto leve em consideração o documento elaborado ao longo de meses pelo GT, refletindo as necessidades e peculiaridades da Guarda Civil Municipal de Piracicaba.
Notícias relacionadas
Vereador solicita faixa elevada na avenida Conde do Pinhal
Vereador apresenta indicação para instalar semáforo na rua São João
Câmara aprova moção de aplausos para empresa de Recursos Humanos
Estudo vai identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Moção de aplausos para empresa de produções orgânicas é aprovada
Vereador solicita repintura de lombadas em avenida do Jaraguá
Vereador solicita manutenção de rede pluvial na rua Pedro Chiarini
Vereador solicita manutenção asfáltica em alça de acesso
Moção de aplausos em homenagem a rede de supermercados é aprovada
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Clínica receberá voto de congratulações pelos 18 anos da fundação