
Comissão de Direitos Humanos quer promover debate amplo sobre o tema
Pedro Kawai, Felipe Gema e Rai de Almeida irão se reunir com a titular da pasta, Juliana Vicentin, nesta quinta-feira (27), às 15h30
Comissão de Educação irá se reunir com a secretária municipal de Educação
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba realiza, nesta quinta-feira (27), às 15h30, uma reunião com a secretária municipal de Educação, Juliana Vincentin, na sede da pasta. O encontro foi agendado para discutir e buscar esclarecimentos, entre outras demandas, sobre a proibição da prática da "dobra" de turno por professores em casos de ausência de colegas.
A medida tem gerado preocupação entre educadores e pais de alunos, pois, sem a possibilidade de que outro professor assuma temporariamente a turma, as salas acabam sendo divididas entre outros docentes, aumentando a quantidade de estudantes por sala. Em algumas unidades, onde a média já é de 25 alunos por sala, relatos apontam que esse número chega a ultrapassar 35 ou até 40 alunos, comprometendo a qualidade do ensino e dificultando o trabalho dos professores.
A situação se agrava em turmas que incluem alunos com deficiência. A necessidade de dividir as turmas leva, em alguns casos, à separação desses estudantes de seus colegas sem deficiência, o que contraria diretrizes pedagógicas de inclusão.
Na pauta da reunião também serão questionadas as mudanças na justificativas de ausências (JA), justificativas eleitorais (JE), além de questões referentes a abonos e afastamentos para doação de sangue, e ainda a mudança do programa Numape, focado em educação e acessibilidade.
COBRANÇAS - O presidente da Comissão de Educação, vereador Pedro Kawai (PSDB), destacou a importância do encontro para esclarecer oficialmente a situação. "Recebemos muitas reclamações de professores e pais, preocupados com as dificuldades que essa decisão está trazendo para o ambiente escolar. É fundamental ouvir a posição oficial da Secretaria de Educação", afirmou.
O relator da comissão, vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, levantou uma preocupação adicional em relação à segurança e responsabilidade dos professores em salas superlotadas. "Quando os pais deixam seus filhos na escola, confiam em um determinado professor. Se a turma é dividida e a sala fica lotada, queremos entender como a Secretaria vê essa questão de responsabilização dos profissionais", questionou.
A vereadora Rai de Almeida (PT), que integra a comissão como membro, reconheceu que a proibição decorre de um apontamento do Ministério Público relacionado ao excesso de horas extras realizadas por professores na rede municipal. No entanto, a parlamentar enfatizou que a questão vai além do controle de despesas. "É preciso olhar também para as condições de trabalho dos profissionais e o ambiente de aprendizado oferecido às crianças", ressaltou.
A expectativa dos vereadores é que a secretária Juliana Vincentin possa apresentar alternativas que minimizem os impactos da proibição da "dobra" para professores e alunos, principalmente no que diz respeito à superlotação das salas e à garantia de um ambiente educacional inclusivo e adequado para todos.
PARECES DA COMISSÃO - Durante reunião na segunda-feira (24), os membros da comissão também aprovaram pareceres favoráveis a diversas propostas. Entre elas, está o projeto de lei 6/2025, do vereador Pedro Kawai, que institui a Meia Maratona de Piracicaba no Calendário Oficial de Eventos do Município. Do mesmo autor, também foram aprovados os projetos que criam o Circuito Pague Menos e o Festival DiCanto, ambos também inseridos no calendário oficial do município. No caso destas três proposituras, o vereador André Bandeira (PSDB) foi designado para assinar o parecer no lugar de Kawai, por conta de o autor presidir a comissão.
Já o vereador Felipe Gema teve parecer favorável ao projeto de lei 12/2025, que institui o evento Trio Amigos da Banda - Carnaval, Alegria e Paz. Neste caso, o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) assinou o parecer no lugar do relator da comissão, que é o autor da proposta.
Outros projetos também receberam aprovação da comissão, como o projeto de decreto legislativo 1/2025, do vereador Josef Borges (PP), que concede o título de Cidadão Piracicabano a Cândido Trancoso Onça. A vereadora Silvia Morales teve o projeto de decreto legislativo 5/2025, que modifica o decreto que dispõe sobre a criação do Fórum Permanente de Educação.
Comissão de Direitos Humanos quer promover debate amplo sobre o tema
Motoristas de app reivindicam pontos de embarque em áreas comerciais
Coplacampo 2025: vereadores focam pujança de Piracicaba no agronegócio
Vereadora visita GCM e Sala da Patrulha Maria da Penha
Adolescentes integrantes do Instituto Formar visitam a Câmara
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador solicita a deputado investimentos para escola no São Jorge
Vereador questiona discurso sobre suposta tentativa de golpe de Estado
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereador aponta falta de condições adequadas no curral municipal
Vereadora fala de ações realizadas pela Procuradoria da Mulher
Demanda por creche no bairro Ondas é apresentada ao Executivo
Vereadora destaca denúncia contra tentativa de golpe de Estado no País