EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2025

Conservação da Casa do Povoador preocupa, e requerimento cobra reforma

Propositura apresentada por Laércio Trevisan Jr. foi aprovada nesta quinta-feira




Toque na imagem para aumentar

Propositura apresentada por Laércio Trevisan Jr. foi aprovada nesta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401







O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) cobra um prazo da Prefeitura para a reforma da Casa do Povoador, patrimônio público que, segundo denúncia do parlamentar, "vem se deteriorando a cada ano sem as devidas providências". O apelo é feito no requerimento 97/2025, aprovado pela Câmara nesta quinta-feira (13), durante a 4ª Reunião Ordinária do ano.

Trevisan Jr. pergunta se há algum projeto ou ação programada para a restauração da Casa do Povoador, qual o cronograma previsto e, em caso de resposta negativa, quais são os motivos para a ausência de planejamento ou execução de reforma.

O vereador lembra que a Casa do Povoador é "uma edificação histórica de grande importância localizada na Rua do Porto, à margem esquerda do Rio Piracicaba", e constitui "uma das primeiras construções da cidade, tendo sido erguida com as técnicas tradicionais de taipa de pilão e pau-a-pique, apresentando uma arquitetura singular com vãos irregulares de portas e janelas devido ao seu assentamento em terrenos de diferentes níveis".

"Em 1967, durante as comemorações dos 200 anos de Piracicaba, a edificação passou a ser reconhecida como símbolo da cidade e, em 1969, foi tombada pelo Condephatt como Monumento Histórico do Estado de São Paulo por representar uma das últimas construções remanescentes dessas técnicas no município", acrescenta o parlamentar.

Trevisan Jr., que no requerimento reforça que "a preservação da Casa do Povoador é responsabilidade do Poder Público, sendo essencial garantir sua conservação para evitar a degradação e assegurar que as futuras gerações possam conhecer e valorizar esse patrimônio", foi à tribuna falar sobre o requerimento de sua autoria.

"Fiz indicações, ofícios, e as coisas não aconteceram. A situação só foi piorando. Está pichada em três partes, o madeiramento se deteriorando, as telhas deslocadas, as portas sem pintura. Passou quatro anos da mesma maneira, um descaso. Que este governo comece o planejamento muito rapidamente", cobrou Trevisan Jr.

A vereadora Rai de Almeida (PT) também foi à tribuna. "No ano passado, várias vezes cobramos do secretário a reforma e a manutenção do patrimônio histórico e cultural, que está caindo aos pedaços. É a primeira casa construída em Piracicaba, tem a referência da história da cidade e precisa de manutenção permanente, que infelizmente no governo anterior não houve. O telhado está todo comprometido, é um verdadeiro descaso com aquele patrimônio."

"Tem que ser um restauro, uma reforma diferenciada. Esperamos que a nova gestão olhe para as questões históricas da cidade", disse a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua.

Líder do governo Helinho Zanatta (PSD) na Câmara, o vereador Josef Borges (PP) disse que a Secretaria Municipal de Turismo "está fazendo um pente-fino" nas edificações que compõem o patrimônio histórico de Piracicaba. "Logo teremos novidade", afirmou.

Legislativo Institucional Laércio Trevisan Jr

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas