EM PIRACICABA (SP) 02 DE FEVEREIRO DE 2024

Cursos de Libras I e Intermediário: inscrições vão até segunda-feira

Parceria com o Instituto Federal-Campus Piracicaba oferece oportunidade de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais com certificação ao final do curso




Toque na imagem para aumentar

As inscrições para os cursos de Libras I e Intermediário vão até segunda-feira (5)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


As inscrições para os cursos de Libras I e Intermediário estão abertas no site da Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon". Os cursos serão realizados em parceria com o Instituto Federal-Campus Piracicaba, que assume a responsabilidade desde o edital até a emissão do certificado ao término do curso.

O Curso de Libras I é destinado a pessoas com Ensino Fundamental completo e acima de 16 anos, com duração de 1 semestre (40 horas), no período de 21/02/2024 a 26/06/2024, das 09:30 às 11:43. As aulas presenciais abordarão teoria, incluindo conceitos básicos, história dos surdos, cultura surda e legislação, além da prática, com um amplo vocabulário e carga horária de 40 horas.

A metodologia adotada compreende aulas expositivas e dialogadas por meio de apresentações em PowerPoint, estimulando a reflexão. As aulas práticas buscam desenvolver competências linguísticas e comunicativas, incluindo estudo de casos, debates, vivências, simulações, discussões de vídeos e dinâmicas que exigem a participação ativa dos alunos, promovendo a crítica, criatividade e tomada de decisões.

O Curso de Libras Intermediário, também presencial, é voltado a pessoas com Ensino Médio completo e certificado do Curso de Libras I ou Curso de Libras Básico. Com duração de 1 semestre e carga horária de 80 horas, as aulas ocorrerão de 21/02/2024 a 26/06/2024, das 14:00 às 18:00. O conteúdo abordará aspectos teóricos da surdez e da Libras, cinedebate, aspectos gramaticais e linguísticos da Libras, práticas de conversação e atividades remotas.

A metodologia seguirá o mesmo padrão do curso inicial, com aulas expositivas e dialogadas, estimulando a reflexão, e aulas práticas promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas.

Os cursos serão ministrados pela Prof.? Vilma de Jesus da Conceição, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, campus Piracicaba, desde 2016, ministra a disciplina de Libras, sendo Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, Especialista em Libras, Graduada em Letras Libras pela UFSC, habilitada para o ensino e tradução/interpretação. Membro da comunidade surda desde 1995 (Baixada Santista).

O período de inscrição para ambos os cursos estará aberto no site da Escola do Legislativo até o dia 5 de fevereiro (segunda-feira).

Escola do Legislativo

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas