
Fila por cirurgias ortopédicas ultrapassa mil pacientes, aponta requerimento
Sob coordenação da diretora Administrativa, Milena Petrocelli, servidores da Câmara participaram de orientações sobre o planejamento de compras para o ano de 2026
Servidores e assessores participam de treinamento para demandas do PCA
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Servidores e assessores da Câmara Municipal de Piracicaba, na manhã desta segunda-feira (19), às 9h00 participaram de treinamento para a criação, edição e exclusão de demandas no Plano Anual de Compras (PCA) 2026.
O evento aconteceu nas dependências da Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon, Totó Danelon". As orientações foram coordenadas por Milena Petrocelli Furlan Dionísio, responsável pelo Departamento Administrativo e de Documentação, que reúne cinco setores, compras e contratos, infraestrutura e logística, recursos humanos e gestão de documentação e arquivo.
As orientações também contaram com o respaldo de Alexandre Henrique Landgraf, do setor de Desenvolvimento de Sistemas, que ainda contou com o respaldo técnico do servidor Douglas Miranda. O Departamento de Comunicação está representado por dois servidores convocados: Guilherme Leite (Fotógrafo) e Marcelo Bandeira (Jornalista e chefe do setor Cerimonial).
Milena Petrocelli discorreu sobre a importância do treinamento e participação de todos os setores da Câmara, incluindo assessorias dos 23 parlamentares, no cumprimento das peculiaridades a que a nova lei de licitação impõe ao gestor público no tocante ao planejamento, que deve ser observado um ano antes de sua efetivação, até o dia 31 de julho, para ser executado no ano seguinte.
Alexandre Landgraf comentou sobre as ferramentas digitais a que os servidores poderão se utilizar, no sistema da Intranet e Extranet, onde mediante senhas e procedimentos de segurança do sistema Digital, do Câmara Sem Papel poderá ser utilizado para o planejamento dos gastos setoriais que garantem o dia a dia da Casa de Leis.
O Plano de Contratações Anual (PCA) é um instrumento de governança, que também conta com o estudo técnico preliminar (ETP), documento de fase preparatória. São duas novidades previstas na nova Lei de Licitações. O Plano oferece uma visão mais coordenada e estratégica das contratações; e o segundo permite mais assertividade nas escolhas do planejamento.
O PCA é regulamentado pelo Decreto nº 10.947/2022, e o ETP, pela IN nº 58/2022. São dois instrumentos fundamentais para a eficiência das contratações. Ainda que não previstos expressamente na Lei nº 13.303/2016, o PCA e o ETP podem e devem ser elaborados também pelas estatais.
Fila por cirurgias ortopédicas ultrapassa mil pacientes, aponta requerimento
Vereador acompanha serviço de infraestrutura na rua Clara Nunes, no Alvorada
Escola Municipal 'Professor Luís Cláudio Alves' recebe voto de congratulações
Vereador se reúne com secretária de Desenvolvimento Econômico
Câmara promove audiência pública para debater ações de combate à pedofilia
Roda de conversa: webserie resgata memória afro-brasileira no interior paulista
Gabinete itinerante atende moradores e recebe demandas no Piracicamirim
Vereador requer melhoramentos em área de lazer do Piracicamirim
Câmara celebra o Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia com homenagens
Prefeitura quer simplificar processos para destravar regularização de imóveis
Moções apelam por projeto de Equoterapia e acesso de idosos a serviços
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Vereador solicita recapeamento de via pública no bairro Castelinho
Memória em VHS: produção da Câmara trouxe à tona a Revolta Liberal
Vereador discute investimentos para o esporte com secretário