
Igreja 'O Universo para Cristo' recebe voto de congratulações
Grupo de costureiras transforma material que seria descartado em itens distribuídos para pacientes em hospital
Moção de aplausos foi entregue pelo vereador Fábio Silva, durante a 37ª Reunião Ordinária
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O projeto “Mãos Voluntárias”, desenvolvido pelo Hospital Fornecedores de Cana, recebeu, durante a 37ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (26), a moção de aplausos nº 111/2025, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos). O projeto foi vencedor do Prêmio Destaque Ambiental 2025, promovido pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), na categoria Terceiro Setor.
Criado em 2022, o projeto é desenvolvido através de parceria de costureiras voluntárias, que transformam tecidos cirúrgicos que seriam descartados em itens reutilizáveis e afetivos, como capas de super-heróis, bolsas e acessórios, produzidos por um grupo de 12 costureiras.
A moção foi entregue ao diretor-presidente do HFC, José Coral, à coordenadora do projeto, Edileide Souza Pinto e à assessora de captação de recursos, Daniele Rodrigues. Ao entregar a homenagem, o vereador Fábio Silva disse que o trabalho já merecia uma moção de aplausos e ainda mais com a conquista do prêmio de Destaque Ambiental. “É um trabalho fantástico em que reutilizam o produto, com uma preocupação ambiental”, relatou. “Várias senhoras fazem esse trabalho e vale muito a pena conhecer o projeto Mãos Voluntárias”.
A coordenadora do projeto agradeceu pelo reconhecimento e explicou como funciona o projeto. “Tudo o que a gente confecciona vai para dentro do hospital em forma de benefício para os pacientes que são assistidos”, afirmou. “Nós começamos com uma sacola, onde os pacientes podem colocar seus exames. Muitos pacientes vêm para químio e rádio, eles ficam praticamente o dia todo no hospital, muitos deles bem debilitados".
A assessora Daniele Rodrigues comentou sobre a preocupação do hospital com as questões sociais e ambientais. "Em vez de a gente descartar todos esses itens no meio ambiente, surgiu a ideia do projeto. O hospital encabeçou e, com as voluntárias, a gente colocou em prática”, contou. O diretor do hospital destacou que o material utilizado seria descartado, mas ganha um novo significado a partir do trabalho das voluntárias. “Era um material que realmente ia embora para o lixo. Mas as voluntárias trabalham e hoje já confeccionaram mais de seis mil itens”, lembrou.
Confira, no vídeo, como foi a entrega da moção.
Igreja 'O Universo para Cristo' recebe voto de congratulações
Câmara contempla delegação campeã da fase regional dos Jogos da Melhor Idade
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Empresa de móveis planejados é homenageada na Câmara
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Distribuidora de Bebidas recebe homenagem da Câmara
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Câmara aprova projeto que remaneja verbas do orçamento municipal
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
Câmara celebra Dia da Comunidade Japonesa, Karate-Do e Judô