EM PIRACICABA (SP) 17 DE DEZEMBRO DE 2020

Devido à pandemia, Câmara define regras rígidas para posse

Eleição da Mesa Diretora acontece após vereadores, prefeito e vice-prefeito assinarem termo




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Acontece no dia 1º de janeiro, conforme previsto no Regimento Interno, a sessão de posse dos 23 vereadores para a 18ª Legislatura da Câmara de Vereadores e para prefeito e vice-prefeito, todos para o quadriênio 2021/2024. Diferente de outros anos, neste, a pandemia do coronavírus - cujos números indicam o crescimento de infectados - obrigou o presidente da Mesa Diretora, Gilmar Rotta (CID), a definir regras rígidas para solenidade, que tem início às 10 horas, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.

As regras rígidas tiveram como base a avaliação da Vigilância Epidemiológica que, no início da pandemia, determinou o limite máximo de pessoas nos espaços internos da Casa. No caso do Salão Nobre, que possui 206 lugares, o limite de 40% exigiu o limite de acesso de dois convidados por vereador eleito, prefeito, vice prefeito. Também serão reservados lugares para os três juízes eleitorais. “Infelizmente, a fim de que não percamos o registro histórico deste momento, teremos que adequar a solenidade que, geralmente, atrai centenas de pessoas”, explica o Gilmar Rotta.

Segundo o presidente, o acesso ao prédio principal será liberado apenas para pessoas previamente cadastradas pelos vereadores eleitos, prefeito e vice-prefeito. Na portaria, será aferida a temperatura e aplicado álcool em gel. No Salão Nobre, os lugares serão demarcados com distanciamento social, higienização dos assentos e mesa dos trabalhos. A solenidade será curta e a condução da posse pelo vereador Cássio Luiz Barbosa, o mais  votado em 15 novembro. Após assinarem o termo de posse, o vereador Ary de Camargo Pedroso Junior, o mais antigo, usa a palavra em nome dos eleitos.

Após a solenidade de posse, acontece a sessão especial para eleição da Mesa Diretora. Os vereadores escolhem entre si o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, suplente de vice-presidente e suplente de segundo secretário. Segundo o Regimento Interno, o vereador mais votado conduz a eleição e anuncia os eleitos, com o presidente fazendo uso da palavra.

A população poderá acompanhar a solenidade de posse e da eleição da Mesa Diretora pela TV Câmara, a partir das 10 horas, pelos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube e pela Rádio Câmara Web.

Câmara André Bandeira Ary Pedroso Jr Carlos Gomes da Silva Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira

Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas