
Câmara analisa solicitações de audiências públicas para debater orçamento
Eleição da Mesa Diretora acontece após vereadores, prefeito e vice-prefeito assinarem termo
Acontece no dia 1º de janeiro, conforme previsto no Regimento Interno, a sessão de posse dos 23 vereadores para a 18ª Legislatura da Câmara de Vereadores e para prefeito e vice-prefeito, todos para o quadriênio 2021/2024. Diferente de outros anos, neste, a pandemia do coronavírus - cujos números indicam o crescimento de infectados - obrigou o presidente da Mesa Diretora, Gilmar Rotta (CID), a definir regras rígidas para solenidade, que tem início às 10 horas, no Salão Nobre Helly de Campos Melges.
As regras rígidas tiveram como base a avaliação da Vigilância Epidemiológica que, no início da pandemia, determinou o limite máximo de pessoas nos espaços internos da Casa. No caso do Salão Nobre, que possui 206 lugares, o limite de 40% exigiu o limite de acesso de dois convidados por vereador eleito, prefeito, vice prefeito. Também serão reservados lugares para os três juízes eleitorais. “Infelizmente, a fim de que não percamos o registro histórico deste momento, teremos que adequar a solenidade que, geralmente, atrai centenas de pessoas”, explica o Gilmar Rotta.
Segundo o presidente, o acesso ao prédio principal será liberado apenas para pessoas previamente cadastradas pelos vereadores eleitos, prefeito e vice-prefeito. Na portaria, será aferida a temperatura e aplicado álcool em gel. No Salão Nobre, os lugares serão demarcados com distanciamento social, higienização dos assentos e mesa dos trabalhos. A solenidade será curta e a condução da posse pelo vereador Cássio Luiz Barbosa, o mais votado em 15 novembro. Após assinarem o termo de posse, o vereador Ary de Camargo Pedroso Junior, o mais antigo, usa a palavra em nome dos eleitos.
Após a solenidade de posse, acontece a sessão especial para eleição da Mesa Diretora. Os vereadores escolhem entre si o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, suplente de vice-presidente e suplente de segundo secretário. Segundo o Regimento Interno, o vereador mais votado conduz a eleição e anuncia os eleitos, com o presidente fazendo uso da palavra.
A população poderá acompanhar a solenidade de posse e da eleição da Mesa Diretora pela TV Câmara, a partir das 10 horas, pelos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, pelo site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv, pelos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube e pela Rádio Câmara Web.
Câmara analisa solicitações de audiências públicas para debater orçamento
Acervo histórico digital da Câmara disponibiliza ofícios datados de 1839 a 1855
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Empresa de automação e máquinas industriais completa 40 anos e é homenageada
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Vereador participa do lançamento de selo comemorativo dos 75 anos do Sincop
Vias do residencial Canaã recebem o nome de diácono evangélico
Câmara aprova homenagens a fotógrafo, colégio e emissora de rádio
Vereador cobra providências para atendimento de hemodiálise na cidade
Projeto altera nomenclatura para homenagem a policiais penais