EM PIRACICABA (SP) 21 DE FEVEREIRO DE 2025

Dupla sertaneja é homenageada com moção de aplausos

Propositura de autoria de Pedro Kawai reconhece a trajetória de 30 anos da dupla sertaneja Claudemir e Moisés




Toque na imagem para aumentar

Dupla sertaneja é homenageada com moção de aplausos

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A dupla sertaneja Claudemir e Moisés foi homenageada com uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Piracicaba, que reconhece a trajetória de 30 anos dos artistas. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) a honraria foi entregue em ato solene transcorrido no salão nobre Helly de Campos Melges, na manhã desta sexta-feira (21).

Pedro Kawai destacou a importância da Câmara reconhecer o legado artístico da dupla sertaneja que eleva o nome de Piracicaba pelo Brasil afora. "É um momento de extrema alegria contemplar estes artistas", ressaltou o parlamentar ao registrar a primazia da Câmara prestar esta homenagem.

Claudemir falou da satisfação em receber a homenagem, no momento em que a dupla completa 30, além de considerar as nacionalidades italiana, oriental e portuguesa, que se irmanaram na entrega da honraria pela Câmara. O músico também agradeceu o apoio de pessoas, entre familiares e amigos, que acompanharam a solenidade e, que também atuam no respaldo ao trabalho da dupla, respondendo pela parte contábil e empresarial. Claudemir encerrou suas considerações falando das duas coisas mais importantes, que é divulgar a moda de viola e demonstrar o amor pelo Rio Piracicaba.

"Quem não dança, segura a criança", disse o parceiro Moisés, que repassou o quadro alusivo à moção ao companheiro Claudemir, para fazer uso da palavra. O músico agradeceu a Deus acima de tudo, além de considerar a equipe de trabalho que respalda a dupla, além de familiares que acompanharam a solenidade. E, concluiu seus agradecimentos destacando a relevância de levar o nome de Piracicaba para todo o País.

MOÇÃO - moção 7/2025 traz que Claudemir Cesar de Oliveira e Antonio Moisés Giacomini Filho nasceram em Piracicaba e Capivari, respectivamente, e se conheceram no bairro Algodoal, na década de 80, “participando do Grupo Jovem da Igreja São Pedro onde tocavam e cantavam nas missas e encontros dos jovens que aconteciam semanalmente sempre aos domingos”.

O texto cita que, no início dos anos 90, a dupla fez parte do Grupo Padre Anchieta, “que participava das missas no estilo sertanejo, cujas letras e melodias foram escritas pelo Compositor Sertanejo Francisco Fornaziero, popularmente conhecido como Nhô Chico” e que, “por mais de 14 anos, participavam das Festas das Igreja com a “Missa Sertaneja” e depois acabavam contando várias músicas sertanejas”.

Com o crescente número de convites para participar destas festas, traz a propositura, mais à frente, no ano de 1994, em Piracicaba, a dupla teve início, “participando de Quermesses, além de Programas de Rádios e TVs da cidade, do Estado e também do Brasil, participando do Programa Brasil Caipira na TV Câmara, no Senado”.

A moção também traz que a dupla participou de diversos outros eventos e concursos que, atualmente, conduzem o Programa “ Encontro Sertanejo”, transmitido nas manhãs de domingo pela Rádio Educativa FM – 105,9.


Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939 Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas