EM PIRACICABA (SP) 18 DE NOVEMBRO DE 2014

Em nome do Conespi, Paiva pede fiscalização no Shopping Piracicaba

Reunião com o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba definiu que o vereador tomasse a iniciativa de levar a público o risco iminente de acidente




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou, em regime de urgência, na reunião ordinária desta segunda-feira (17) requerimento do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) em que solicita informações sobre fiscalização na expansão do Shopping Center Piracicaba. O documento recebeu manifestações preocupadas de diversos vereadores. Na tribuna, Paiva disse se tratar de informações que circulam como comentários, mas que, devido à gravidade, precisam ser levadas a público para que a população seja tranquilizada, os comerciantes não sejam prejudicados e os trabalhadores não estejam expostos ao risco de desabamento. 

Paiva detalha no requerimento que desde o início das obras de ampliação do Shopping Piracicaba tem recebido informações preocupantes quanto à integridade da obra. “Como integrante do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), foi possível conhecer os problemas enfrentados pelo Sindicato da Construção Civil (Sinticompi) quanto aos riscos vividos pelos trabalhadores devido ao ritmo acelerado da construção”, disse o vereador, ao lembrar que a situação foi questionada diversas vezes, gerando notificações e fiscalizações pelo Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest). 

Com a ocupação dos novos espaços, aumento do movimento de pessoas e de veículos no novo estacionamento – grande parte na laje do prédio –, novamente surgiram relatos preocupantes, levantando a possibilidade iminente de acidente de grande proporção, colocando em risco a integridade de trabalhadores e usuários do local. “Estas informações detalham a existência de falhas estruturais na obra, com desníveis, erros de projetos, rachaduras, barulhos na estrutura”, enfatizou o vereador. 

Em 2 de Novembro, uma forte chuva por volta das 20 horas causou danos no piso da alça de saída do estacionamento, informou o vereador, utilizando dados veiculados pela imprensa. Em resposta, o Shopping Piracicaba teria confirmado a informação das redes sociais. Clientes afirmaram que, ao tentar deixar o local, não conseguiram usar a rampa, tendo sido orientados por seguranças a dar marcha-ré e descer contramão outra alça. “O shopping ressaltou que apesar do incidente, não há ou houve nenhum tipo de dano estrutural, desmentindo boatos que circulam entre lojistas desde a inauguração da expansão, no ano passado”, destacou Paiva. 

O vereador salientou ainda que, junto ao fato concreto de estouro do piso, estão outras informações de que trabalhadores estariam recebendo treinamento para evasão do local em caso de emergência. Eles também estariam sendo orientados a não frequentar a nova ala. “Justamente por estarem no campo do incerto é que as graves informações demandam o requerimento, como alerta ao poder público a fim de que se evite uma tragédia e também para que se coloque à frente do interesse comercial o interesse público de preservação da vida”, finalizou. 

LAUDO – Durante as discussões do requerimento, o vereador destacou Gilmar Rotta (PMDB) a coragem e coerência de Paiva em trazer a público o que toda a cidade está comentando. Ele sugeriu ao presidente da Câmara que a Casa solicite ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) a emissão de laudo atestando a integridade da obra.

Legislativo José Paiva

Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas