EM PIRACICABA (SP) 27 DE JUNHO DE 2022

Equipe do Helicóptero Águia recebe homenagem por socorro na Bahia

Tripulação do helicóptero Águia 20, da Base de Aviação de Piracicaba da PM atuou no socorro às vítimas das enchentes na Bahia e recebeu voto de congratulações




Toque na imagem para aumentar

2º sargento PM Rodrigo Maciel da Silva participou da operação e relatou experiência gratificante

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O vereador Josef Borges (Solidariedade) entregou, nesta segunda-feira (27), o voto de congratulações à equipe do helicóptero Águia 20, da Base de Aviação de Piracicaba da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por ter atuado no socorro às vítimas das enchentes no sul da Bahia, na última semana do ano de 2021. A homenagem foi aprovada pelo plenário através do requerimento 30/2022, de autoria do parlamentar.

As chuvas atingiram cerca de 430 mil pessoas no sul da Bahia naqueles dias, das quais 16 mil ficaram desalojadas e 24 morreram. Em função disso, a PM de São Paulo preparou uma força-tarefa para auxiliar as vítimas e incluiu nessa missão cinco tripulantes da Base de Aviação de Piracicaba. A equipe foi para Ilhéus, na Bahia, no dia 26 de dezembro e retornou a Piracicaba no dia 2 de janeiro.

As forças de segurança que atuaram na Bahia promoveram 39 missões, apoiaram 12 vítimas, transportaram 71 passageiros para diversos cenários, principalmente no salvamento de pessoas isoladas pelas enchentes e no transporte de socorristas, alimentos e medicamentos.

A entrega da homenagem contou com a participação de toda a equipe do helicóptero Águia 20, do comandante da base, major PM Fabrício Padovani Rasera, do ex-comandante do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e ex-comandante da base, tenente-coronel Edgard Marcos Gaspar, atualmente no Comando de Policiamento de Área Metropolitana-4 (Zona Leste de São Paulo) e do empresário Maurício Alexandrino de Souza.

O subcomandante da base, capitão PM Thiago José Tomazela, que comandou a operação, relatou que a missão foi bem complexa e trabalhosa por envolver o planejamento do transporte da equipe e materiais de salvamento até a Bahia. “Ficamos muito honrados, foi muito gratificante poder voar para servir aqueles que mais estavam precisando naquele momento”, contou. “É um povo muito acolhedor que, mesmo diante das dificuldades, muitas vezes sem comida e sem teto, é muito feliz e nos recepcionou muito bem. Foi uma missão abençoada”.

O 2º sargento PM Rodrigo Maciel da Silva, que participou da operação, disse que a equipe já se colocou de prontidão assim que chegaram as primeiras notícias sobre a tragédia, no dia de Natal. No dia 26 de dezembro, a equipe se mobilizou para a Bahia, onde encontrou um cenário devastador e a atuação de várias aeronaves de outros Estados. Após informações prestadas pelas autoridades locais, os oficiais atuaram principalmente no transporte de ajuda humanitária, como alimentos, medicamentos, além de bombeiros e profissionais de saúde. “É impressionando a diferença que faz o apoio de uma aeronave em uma situação como essa. Conseguimos transportar pessoas para prestar ajuda em lugares que jamais conseguiriam chegar por terra”, afirmou o sargento.

A equipe passou o Ano Novo no desempenho da missão. “Além da questão profissional, que nos proporcionou uma experiência gratificante representando o nosso Estado, também fica a questão pessoal, de fazer a diferença na vida das pessoas”, analisou o sargento Maciel. Ele destacou um caso específico, que foi o socorro a um senhor que estava ilhado havia uma semana e se recusava a deixar a propriedade onde vivia e os animais que garantiam seu sustento. “Conseguimos pousar no local, mas o senhor estava em uma situação precária, quase sem alimento e sem água. Parte da casa dele já havia sido levada pela água. Tivemos que trabalhar o psicológico, convencê-lo de que corria riscos no local. Ele fez uma mochila e o levamos para um local seguro”, contou.

O vereador Josef Borges falou, na solenidade, sobre a importância de entregar a homenagem pelo trabalho eficiente da guarnição. “A equipe desenvolve um trabalho importante para a sociedade de Piracicaba e também lá fora”, afirmou. O comandante da base, major Rasera, agradeceu à Câmara e ao vereador pelo reconhecimento. “Em um momento de vulnerabilidade de pessoas de outro Estado, o Comando da PM teve a capacidade de mobilização de uma tripulação altamente treinada para atendimento no dia de Natal. Todos abriram mão do convívio familiar para socorrer o próximo e, de uma forma motivada, prestaram um excelente serviço”, afirmou. O tenente-coronel Gaspar, também parabenizou a equipe. “Em 12 anos de base, nos tornamos referência para as demais bases em termos de profissionalismo para desempenhar funções fora e atender a população da nossa região”, colocou.

A tripulação de Piracicaba que integrou a força-tarefa é formada pelo subcomandante da base, capitão PM Thiago José Tomazela, capitão PM Leonardo Alvarenga Carili Martins, 1º sargento PM Pedro Henrique Dias, 2º sargento PM Rodrigo Maciel da Silva e cabo PM Orlando Fabrício Gennari.

Josef Borges Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas