EM PIRACICABA (SP) 20 DE DEZEMBRO DE 2022

Escola do Legislativo encerra ano com a participação de 3.417 pessoas

Em 2022 a Escola retomou as atividades presenciais e realizou 60 atividades, totalizando 70 encontros




Toque na imagem para aumentar

Em 2022 as atividades promovidas pela Escola do Legislativo voltaram a ser presenciais

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" realizou 60 atividades ao longo de 2022, sendo 32 on-line e 28 presenciais. Destas atividades resultaram 70 encontros totalizando 3.417 participantes.

Com o retorno das atividades presenciais, interrompidas devido à pandemia, a campanha de solidariedade promovida pela Escola arrecadou 138 litros de leite que foram doados para entidades.

ATIVIDADES PRESENCIAIS – Desde maio de 2022, as atividades promovidas pela Escola do Legislativo voltaram a ser presenciais, permitindo a realização de atividades externas e também na sede da escola.

Dentre as atividades externas, destacam-se a roda de conversa “Falando sobre Prudente de Moraes – 120 anos de falecimento”, realizada na “Escola Municipal Dr. Prudente” e a apresentação do Sistema Atom -  que abriga 629 itens da cápsula do Sud Mennucci - aos alunos do 3º ano do ensino médio e a líderes estudantis presentes no auditório da Escola Estadual Sud Mennucci.

Apesar da retomada das atividades presenciais, a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Morales, garantiu que as atividades on-line terão continuidade já que possibilitam um maior número de participantes.

PUBLICAÇÃO DE EBOOK – Em 2022 a Escola do Legislativo da Câmara de Piracicaba lançou a primeira publicação organizada de sua história. O e-book “Educação para a Cidadania e a Experiência da Escola do Legislativo” conta com sete artigos com os temas: a promoção à cidadania; o empoderamento das mulheres e a formação cidadã; o empreendedorismo da população feminina encarcerada; a iniciação política; a educação para a tolerância; a regularização fundiária na construção do ambiente urbano e, encerrando o livro, reflexões sobre mérito e democracia.

Esta primeira edição foi publicada em parceria com e Editora Metodista, ligada à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

"Sempre nos deparamos com algumas burocracias e agora conseguimos a primeira publicação da Escola do Legislativo, com temas diversos, sempre pensando na educação para a cidadania", afirmou Silvia Morales.

Para o vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador da escola, a publicação é um complemento do trabalho que tem sido feito e dá oportunidades para que o material seja usado como referência em pesquisas e trabalhos, já que se trata de uma publicação oficial.

REFERÊNCIA – A Escola do Legislativo de Piracicaba recebe com frequência representantes de outras Câmaras que visitam a Casa Legislativa com o objetivo de entender como a escola funciona e implementar os métodos utilizados em suas cidades.

De acordo com Pedro Kawai, a escola de Piracicaba é referência por conta do seu contexto e da sua atuação em toda sociedade. "Para nós é de suma importância porque a gente consegue fazer com que os nossos exemplos possam ser usados em outras câmaras e outros municípios possam participar ativamente do seu poder legislativo, da construção de políticas públicas e da construção da cidadanias", afirmou.

CONSELHO DA ESCOLA – O decreto 69/2018 atualizou a estrutura da Escola do Legislativo de Piracicaba com a criação de um Conselho Administrativo, Acadêmico e Pedagógico. Desde 2021, o conselho administrativo é composto pela vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo a Cidade é Sua, diretora da Escola; o vereador Pedro Kawai (PSDB), coordenador; os professores Heliani Berlato (Esalq/USP) e Josué Adam Lazier (Unimep), o vereador Josef Borges (Solidariedade) e o servidor Bruno Didoné, conselheiros da Escola; e Érica Aparecida Cruz Dinis, secretária.

Para o vereador Josef Borges (Solidariedade), os conselheiros são essenciais na avaliação e na análise das propostas dos temas sugeridos. "É importante que nós analisemos todos os temos trazidos para a Escola, é importante que não tenha um viés ideológico e que a escola do legislativo seja imparcial", declarou.

A ESCOLA - Com o objetivo de promover a aproximação da população com o poder público através da difusão de conhecimentos com a promoção de cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação e capacitação do cidadão, a Escola do Legislativo foi criada nos termos do decreto legislativo nº 63/14 e implementada em 2017.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

Escola do Legislativo Pedro Kawai Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas