
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
"Edson Rontani", no Altos do Piracicaba, e "Professora Abigail de Azevedo Grillo", na Vila Rezende, foram incluídas na lista final de unidades que adotarão o modelo
Moções de aplausos de autoria de Renan Paes foram aprovadas nesta segunda-feira
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)As escolas estaduais "Edson Rontani", no Residencial Altos do Piracicaba, e "Professora Abigail de Azevedo Grillo", na Vila Rezende, receberão moção de aplausos da Câmara por terem sido incluídas na lista final de unidades que adotarão o modelo cívico-militar paulista a partir do segundo semestre de 2025.
O método prevê a presença de militares, que atuarão na área disciplinar, enquanto os profissionais da educação seguirão responsáveis pelo conteúdo pedagógico. As duas escolas são as primeiras de Piracicaba a adotarem o modelo e foram selecionadas após a
realização de três rodadas de consultas públicas em 2024 e neste ano. No total, 302
comunidades escolares participaram do processo, com 132 aprovando a mudança.
A votação envolveu pais ou responsáveis de alunos menores de 16 anos, estudantes maiores de 16 anos e profissionais das unidades. Para validar a mudança, cada escola precisava alcançar o quórum de 50% mais um dos votos válidos. No total, foram computados mais de 106 mil votos em todo o Estado, com 87% favoráveis à implantação do modelo cívico-militar.
As moções de aplausos 93 e 94/2025 são de autoria do vereador Renan Paes (PL) e homenageiam a Escola Estadual "Edson Rontani", a ser recebida pela diretora Fabiola Capeline Landin Moura, e "Professora Abigail de Azevedo Grillo", representada pela diretora Maria Tereza. Ambas as proposituras foram aprovadas com 14 votos favoráveis e dois contrários.
"Votei contrariamente a essas duas moções porque defendo que a escola seja o espaço da educação livre, da pluralidade, e a polícia não deve estar na escola. O lugar da polícia é no quartel e não dentro das escolas. A disciplina dos alunos é dada pela família e não dentro das escolas. A escola é o lugar que as crianças já vêm com a formação das suas famílias, e os policiais dentro das escolas não contribuem para a formação das crianças", argumentou Rai de Almeida (PT), que votou contrário às moções, junto com Silvia Morales (PV).
"As escolas cívico-militares têm briga de pais para colocar os seus filhos lá, inclusive a fila está lotada de gente querendo transferência para a 'Edson Rontani' e a 'Abigail Grillo'. Essas duas escolas são só as primeiras; as outras vão ver o sucesso que será e vão aderir também. É fácil falar que lugar de policial é no quartel, mas ninguém paga o policial para ficar no quartel; paga para cuidar da segurança pública. E a escola é um local que necessita de segurança pública e os pais estão preocupadíssimos", defendeu Renan Paes, na sequência.
"Também sou favorável que haja escolas cívico-militares em Piracicaba. Isso é bom para um aprendizado diferenciado. Quem não gosta não é obrigado a se matricular. De 69 escolas estaduais em Piracicaba, duas abrindo para dar oportunidade de escolha é ótimo. Vá à Escola de Cadetes em Campinas e veja a limpeza, a organização, a disciplina, o local, a educação dos alunos, o respeito", comentou Laercio Trevisan Jr. (PL).
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Requerimento cobra explicações sobre corte de bolsas de estudos a servidores
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro
Câmara aprova moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão
Vereador cobra informações sobre indicações não atendidas no bairro Maracanã