EM PIRACICABA (SP) 17 DE AGOSTO DE 2022

Estação da Paulista é homenageada pelos 100 anos de história

Nesta terça-feira (16), o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) entregou moção de aplausos destinada à Prefeitura, à Semac e à direção da Estação




Toque na imagem para aumentar

A moção de aplausos reconhece a história da Estação da Paulista, que hoje abriga parque, centro cultural, Estação Idoso e outros equipamentos

Crédito: Assessoria parlamentar


Os cem anos de história da Estação da Paulista, inaugurada em 1922, foram homenageados na moção de aplausos 27/2022, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). A entrega da honraria aconteceu nesta terça-feira (16), na própria Estação. 

Receberam a homenagem o ordenador de despesas da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Hermes Ferreira Balbino – representante da pasta enquanto novo secretário não é nomeado –, e o diretor da Estação da Paulista, José Antonio Pereira Franco.

O texto da moção traz um panorama histórico desde a idealização da construção do ramal ferroviário, ainda no século XIX, passando pelo início das obras, em 1916, até sua inauguração, em 1922. Além disso, a propositura afirma, ainda, que o transporte de passageiros nos trens da Paulista foi interrompido em 20 de fevereiro de 1977, enquanto a paralisação total – incluindo o transporte de cargas – ocorreu no início dos anos 1990. 

O texto relata, ainda, que, em 1996, a Estação foi tombada como patrimônio pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e, em 2006, a Prefeitura Municipal entregou a revitalização do prédio, e houve a reabertura de seus espaços. 

Desde então, a Estação da Paulista abriga o Centro Cultural “Antonio Pacheco Ferraz”, campo de futebol, parque infantil, pista de caminhada e ciclovia. No mesmo espaço há, também, a Estação Idoso “José Nassif”, comandada pela Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social), que oferece atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer para pessoas acima de 60 anos. Além disso, localiza-se ali o Armazém da Cultura “Maria Dirce de Almeida Camargo”, que pertence à Semac, onde são realizadas diversas atividades, como dança de salão, jazz, balé, danças urbanas, flauta, teclado, violão, artesanato, crochê, pintura em tecido e teatro. 

A honraria foi estendida, também, a funcionários e colaboradores da Estação, que estiveram presentes na ocasião.

 

Laércio Trevisan Jr Homenagem

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas